Pular para o conteúdo

Trabalhadores do IFPR entrarão em greve a partir desta quinta

Técnicos administrativos reclamam de pendências sobre regularização da jornada e outros pontos acordados com o governo federal

fachada prédio ifpr
Sede de Curitiba do IFPR | Foto: Tami Taketani/Plural.
Publicado:

A partir desta quinta-feira (26) servidores técnicos administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) entram em greve. O motivo, segundo o Sindiedutec, que representa a categoria, é o não cumprimento do acordo feito no ano passado com o governo federal. Em 2024, depois da greve dos técnicos de instituições federais de ensino, o governo se comprometeu a fazer a regulamentação da jornada de trabalho igualitária para todos os servidores, a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o avanço na racionalização dos cargos da carreira, o que não foi feito até agora.

Ao todo, mais de 30 universidades e institutos federais do Brasil tiveram trabalhadores em greve em 2024. No Paraná, além do IFPR, trabalhadores da UFPR, UTFPR e Unila também pararam.

No caso do IFPR a reitoria e as direções de campi foram comunicados oficialmente sobre a greve deste ano na última sexta-feira (20).

Sobre a jornada, o Sindiedutec menciona que o acordo de 2024 registrou jornada de 30 horas como uma conquista da categoria, porém  o texto em discussão estabelece critérios vinculados ao atendimento ao público externo, considerando apenas setores com atendimento direto e contínuo ao público. “Com isso, servidores que hoje cumprem jornada flexibilizada — com base na organização do trabalho e na necessidade institucional — podem deixar de se enquadrar nos critérios e perder o direito às 30 horas, caso a redação seja mantida”, explicou, em nota, o sindicato.

Palestrante faz fala xenofóbica durante Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná
Professor que dava formação a docentes do Estado comparou problema do excesso de telas ao número de imigrantes brasileiros e asiáticos em Portugal

Outro problema apontado pelo sindicato são questões orçamentários, restrições a aposentados e servidores em estágio probatório e a limitação do benefício a até 75% dos ativos. 

Universidades

Nesta sexta-feira (27) trabalhadores da Unila, UTFPR e UFPR, representados pelo Sinditest farão paralisação pelos mesmos motivos da greve do IFPR. Além disso, está prevista assembleia para deliberar se eles também irão fazer greve.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags: Educação

Mais em Educação

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros