Pular para o conteúdo

Denúncia feita à OCDE acusa Seed de realizar ‘intensivo’ para inflar desempenho do Pisa 2025

Relatório enviado à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirma que Secretaria de Estado da Educação (Seed) teria criado programa para inflar artificialmente resultados da avaliação internacional

Denúncia feita à OCDE acusa Seed de realizar ‘intensivo’ para inflar desempenho do Pisa 2025
O resultado do Pisa 2025 deve ser divulgado em setembro de 2026, conforme o Inep | Foto: AEN
Publicado:

O Plural teve acesso a uma denúncia encaminhada para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que acusa o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seed), de inflar o desempenho de estudantes paranaenses no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2025.A denúncia aponta que o programa “InvestigAÇÃO”, aplicado trata-se de um intensivo aplicado para melhorar a performance no Pisa. A Seed nega que isso tenha acontecido.

O relatório da denúncia foi elaborado pelo professor Jeferson de Souza, lotado em Curitiba, e sustenta que a prática do InvestigAÇÃO viola a isonomia dos resultados. Para ele, as ações do programa são planejadas para serem aplicadas em escolas selecionadas para aplicação do Pisa.

Perfil com imagens alusivas à tortura reúne marcações e colaborações de PMs do Paraná
Deputado Renato Freitas denuncia que grupo vinculado no Telegram cobrava pelo acesso a imagens e vídeos de mortos, feridos e detidos

A denúncia usou cruzamento de dados do projeto com a lista das escolas participantes do Pisa e concluiu que pelo menos 22 das 30 instituições selecionadas receberam treinamento específico para o exame.

Além disso, o documento encaminhado para OCDE aponta que a criação da disciplina Recomposição da Aprendizagem", que ampliou a carga horária de Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Pisa, em detrimento de outras disciplinas.

O resultado do Pisa 2025 deve ser divulgado em setembro de 2026, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O que diz a Seed

O Plural procurou a Seed para se manifestar sobre a denúncia feita junto à OCDE. A pasta informou que não foi notificada oficialmente sobre isso.

Sobre as suspeitas de atividades focadas em melhorar o desempenho no Pisa, a Seed disse que “as ações desenvolvidas pela rede estadual seguem critérios técnicos, pedagógicos e a legislação vigente. As alegações apresentadas não correspondem à atuação da Secretaria”.

Acerca do projeto InvestigAÇÃO, a Seed destacou que se trata de “uma iniciativa pedagógica voltada ao desenvolvimento de competências matemáticas e do pensamento crítico, sem qualquer caráter de treinamento para o PISA. A Seed não possui acesso às provas ou aos itens da avaliação, que são de responsabilidade exclusiva da OCDE”.

 

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Mais em Paraná

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros