O Passeio Público, no coração de Curitiba, é um dos parques mais frequentados da cidade, tanto por moradores da região, quanto por quem trabalha perto e aproveita momentos de folga para descansar no local. O movimento fica ainda mais intenso aos fins de semana e é nestes dias também que algumas das proibições de acesso ao parque são burladas, como pedalar e levar cães para passear.
Todas as entradas do parque têm sinalização indicando as proibições, mas nem todos os usuários respeitam. Muitas pessoas questionam o porquê das proibições e a reportagem do Plural foi em busca das respostas.
Cães
Existe um espaço específico para tutores levarem os cães no Passeio Público. Com exceção deste lugar, que é separado por grades, os outros acessos não são permitidos porque a unidade abriga recintos destinados à manutenção de animais silvestres, “além de espécies da fauna de vida livre que utilizam a área, como gansos que circulam pelo parque”, explicou, em nota a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Ainda conforme a pasta, a presença de animais domésticos pode ocasionar estresse à fauna silvestre. Também pode alterar padrões comportamentais e o maior risco é “favorecer a transmissão de agentes etiológicos entre animais domésticos e silvestres, bem como aumentar o risco de ocorrências envolvendo visitantes, animais domésticos e a fauna existente”, segundo a prefeitura.
Ou seja, os tutores que passeiam com seus pets também devem respeitar os outros animais, e usarem o Playpet (o espaço exclusivo para cães), com uso de guias. Também é permitido passear com cachorros do lado de fora do parque.
Bikes
Muitos ciclistas também descumprem as regras do parque e pedalam no espaço interno. Isso é proibido porque as “as vias de circulação foram projetadas prioritariamente para o deslocamento seguro de pedestres e para o acesso aos recintos de animais, áreas de lazer e demais equipamentos existentes”, explicou a prefeitura.
Do lado de fora do parque há ciclovias em todos os acessos e do lado de dentro há bicicletário para guardar as bikes enquanto os usuários podem caminhar pelo parque. A medida visa reduzir o risco de acidentes para quem visita, corre ou caminha pelo Passeio Público, sobretudo no fim de semana, quando há famílias com crianças pequenas utilizando os espaços.
E quem fiscaliza isso?
A Guarda Municipal de Curitiba é responsável por fiscalizar e orientar os usuários. “A fiscalização do cumprimento das normas de utilização do Passeio Público é de competência da Guarda Municipal de Curitiba, que realiza rondas de forma constante dentro do local, e ao constatar a presença de animais dentro da área do Passeio Público dá orientação aos tutores, já que existem placas no local indicando que é proibido o passeio de pets na área”, detalhou a prefeitura ao Plural.
Embora haja um prédio da GM na esquina do Passeio Público e guardas façam rondas dentro do parque, não é incomum cruzar com pessoas descumprindo das regras. Por outro lado, abordagens de pessoas em situação de rua que acessam das dependências do Passeio Público para usar os banheiros ou carregar aparelhos de celular são mais frequentes e presenciadas diariamente por quem frequenta o local.
Em caso de descumprimento das regras, usuários devem acionar a GM pessoalmente ou por telefone, por meio do 153.
