Na última semana a Defensoria Pública do Paraná (DPE) realizou lançamento popular do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), em Curitiba. O Núcleo já havia sido formalizado anteriormente, durante o 1º Congresso de Gestão e Promoção da Política de Igualdade Racial do Estado do Paraná, mas o evento serviu para aproximar o órgão com o Movimento Negro.
Segundo a DPE dez grupos do Paraná integram o atendimento do núcleo, que anteriormente eram atendidos Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH).
Matheus Munhoz, defensor público-geral, afirmou que ouvir as demandas do Movimento Negro deixa o processo mais democrático. “Ouvir suas demandas e histórias permite que a Defensoria Pública possa, da forma mais democrática possível, traçar sua atuação e somar esforços com as demais instâncias do estado na construção de uma sociedade com mais equidade étnico-racial”, destacou.
Evento
Membros do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana e Setorial de Cultura Tradicional dos Povos de Terreiro de Curitiba divulgaram um protocolo de consulta para ser utilizado em casos de ataques.
O documento, assinado por 11 instituições ligadas à temática, reúne regras que devem ser seguidas pelo Estado e demais organizações da sociedade ao apresentarem medidas, administrativas ou legislativas, que impactem os povos de terreiro. Clique aqui e confira o documento na íntegra .
O NUPIER é coordenado pela defensora Camille Vieira da Costa, que considerou o lançamento um avanço. “Hoje, na frente de muitas pessoas que participaram da construção da minha história como defensora pública e durante um momento tão importante, é emocionante fazer um lançamento popular para o povo negro e comunidades tradicionais do estado que sempre nos demandaram esse núcleo”, disse.