Nesta semana mais de 300 trabalhadores rurais estiveram em Curitiba participando da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada, entre outros, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles realizaram atos nas sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PR) e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
As ações têm cunho nacional e ocorrem em diversas regiões do país com o lema “Basta de violência contra os povos e a natureza! 30 anos de Carajás”. As ações fazem memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no Pará, quando 21 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram assassinados.
No Paraná, a mobilização tem como eixos centrais a efetivação de assentamentos, o acesso à moradia, ao crédito para produção e à educação no campo. No Paraná mais de 80 comunidades esperam a regularização fundiária e a criação de assentamentos.

Já na sede da Conab os temas em debate foram o desenvolvimento dos assentamentos, acesso a crédito, moradia e educação.
As comunidades da Reforma Agrária no estado têm 25 cooperativas e mais de 100 associações e agroindústrias, atuando de forma articulada por meio da Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA). A produção inclui itens básicos como feijão, arroz, milho e derivados, além de mais de 30 produtos lácteos, café, açúcar mascavo, melado e massas. Avança também o número de famílias com certificação orgânica e agroecológica.
