Pular para o conteúdo

Curitiba: inaugurado Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques

Órgão oferece atendimento psicológico e jurídico para vítimas de racismo e intolerância religiosa

Curitiba: inaugurado Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques
Publicado:

Já está em funcionamento o Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Ceafro), em Curitiba. O órgão acolherá pessoas vítimas de racismo e dará os encaminhamentos necessários. A sugestão foi dada pela vereadora Giorgia Prates (PT), aprovada na Câmara Municipal e atendida pelo prefeito Rafael Greca (PSD).

Curitiba teve 144 inquéritos policiais relacionados ao crime de racismo entre 2011 e maio deste ano, conforme dados do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Nesta semana o Tribunal de Justiça condenou Anoema Lopes Santana, 70, pelo crime de racismo contra o segurança Marcelo Melo, funcionário terceirizado da Câmara Municipal. A idosa proferiu uma série de ofensas raciais contra o trabalhador e foi presa em flagrante à época do crime.

Ceafro

O nome do órgão é uma homenagem para a primeira engenheira negra do Paraná, Enedina Alves Marques. O centro fica na rua Barão do Rio Branco, 45. O atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. É preciso agendar com antecedência por meio do telefone 41 3221-2714.

Podem ser atendidas no Ceafro pessoas vítimas de discriminação racional , intolerância religiosa e xenofobia. As pessoas receberão apoio psicológico e jurídico gratuitamente.

Leia também: Marcha do Orgulho Crespo integra calendário de eventos de Curitiba

Além disso, conforme o texto original apresentado por Prates, a previsão é de que 80% dos servidores lotados no centro sejam negros para assegurar a representatividade e a sensibilidade para atendimento em casos de racismo.

"Esse é um legado que essa mandata deixa para todo o povo negro de Curitiba", comemorou a vereadora.

De acordo com a prefeitura de Curitiba até o fim do primeiro semestre de 2024 o Ceafro será instalado em sede definitiva, no bairro São Francisco.

Serviço

Centro de Referência Afro (Creafro) - Enedina Alves Marques

Rua Barão do Rio Branco, 45, 2º andar, Centro

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

(41) 3221-2714

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags:

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros