Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, Curitiba será palco de um evento inédito no cenário literário paranaense: o Trama – Festival Literário das Editoras Independentes de Curitiba e Região. A primeira edição do festival reunirá editoras, autores e leitores que buscam novas vozes e narrativas fora do circuito editorial tradicional.
Organizado pelo Grupo de Editoras Independentes de Curitiba e Região Metropolitana, o Trama nasce como uma celebração da literatura independente e da potência criativa do mercado editorial local. Com entrada gratuita e uma programação diversa, o evento será realizado no espaço cultural Alfaiataria, no centro da capital paranaense (Rua Riachuelo, 274).
Durante os dois dias, o público poderá visitar a feira literária com expositores de todo o Paraná, participar de mesas-redondas, painéis, oficinas, lançamento de livros e sessões de autógrafos, além de aproveitar o ambiente acolhedor e o café parceiro Coado na Calcinha, que funcionará ao lado do espaço durante todo o evento.
A programação curada do festival inclui temas como financiamento coletivo, distopias nacionais, literatura queer, indígena, etarismo e fantasia regional. Entre os convidados estão escritores, editores e artistas que movimentam a cena independente do estado.
Programação completa
10h - Oficina literária Transtexto: atravessando fronteiras literárias – com Dan Porto
11h10 - Painel: Crowdfunding é o novo clube do livro? – com Lua Bueno Cyríaco, Rodrigo De Lorenzi, Rafael Maidl
13h - Mesa redonda: E se o futuro distópico fosse em Osasco? – com Lucas Mota e Stephanie Caroline (Mediação: Rodrigo De Lorenzi)
14h10 - Sessão de autógrafos do Coletivo Marianas
15h20 - Palestra: Fábrica do Livro – apresentação da patrocinadora
16h30 - Mesa redonda: Entre linhas e desejos – o homoerotismo como subversão na literatura – com Arthur Cury e Vanessa Porto (Mediação: Cristian Abreu de Quevedo)
17h40 - Painel: Araucárias, magias e dragões – o imaginário fantástico em mãos curitibanas – com Fábio Marcolino e Fúlvio Pacheco (Mediação: Cristian Abreu de Quevedo)
18h50 - Mesa redonda: Etarismo na literatura – representações e desafios – com Luci Collin, Maria Lorenci e Eva Coller (Mediação: Francine Cruz)
Domingo – 18 de maio
11h30 - Oficina de ilustração “Desenha que passa” – com Gerson Cordeiro (Editora Insight)
13h - Lançamento “Entre o corpo e a caneta”, de Melissa Reinehr – livro-diário interativo para mulheres que decidiram fazer da sua própria história um lugar de cura e de potência.
13h30 - Palestra: Fábrica do Livro 2 – apresentação da patrocinadora
14h40 - Painel: Literatura indígena – vozes, memória e resistência – com Olívio Jekupé, Jovina Renhga, Ceia Bernardo Kavenhkág
15h50 - Painel: Quilombo, periferia e centro – vozes pretas em movimento – com Jô Macario, Nará Souza, Célio Jamaica, Aline Reis
17h00 - Mesa redonda: Literatura transgênero – vozes, representatividade e resistência – com Maria Vitória Rosa, Amanda Leal, Sam Gomes, Mercuria, be rgb, Rivka
Como participar como expositor
Editoras e autores independentes do Paraná podem se inscrever até o dia 29 de abril. O edital prevê diferentes modalidades de participação, com valores acessíveis e opções para um ou dois dias de exposição, além de sessões de autógrafos.
As vagas são limitadas e a seleção será feita pela comissão organizadora. Os expositores selecionados também receberão um voucher de desconto da gráfica parceira Fábrica do Livro.
Acesse o edital e o link aqui.
Serviço
Trama – Festival Literário das Editoras Independentes de Curitiba e Região
17 e 18 de maio de 2025
Alfaiataria Espaço de Arte – Rua Riachuelo, 274, Centro, Curitiba
Sábado: das 10h às 20h | Domingo: das 11h às 18h
Entrada gratuita
Inscrições para expositores até 25/04
Edital disponível via link na bio do Instagram @greicwb
Contato: [email protected] | WhatsApp: (41) 99714-9649 (somente mensagens)