Pular para o conteúdo

Coronel Teixeira, o primeiro comandante-geral negro da Polícia Militar do Paraná

Com a escolha do coronel Sérgio Almir Teixeira, PM tem seu primeiro oficial negro no comando em 168 anos de história

Coronel Teixeira, o primeiro comandante-geral negro da Polícia Militar do Paraná
Publicado:

A Polícia Militar do Paraná tem um novo comandante-geral: o coronel Sérgio Almir Teixeira, que completa 51 anos no próximo domingo (22). O militar é o primeiro negro a ocupar o posto na corporação.

Embora seja bisneto de escravizados, coronel Teixeira adota uma postura embasada na meritocracia e tenta diminuir a simbologia de ser o primeiro homem negro a ocupar o posto.

No dia em que assumiu o comando, no início do ano, o governador Ratinho Jr. (PSD) disse que escolheu Teixeira para comandar a PM por seu histórico e competência, mas lembrou da importância da simbologia (interessante anotar que apesar disso, o mesmo Ratinho Jr. nomeou pessoas brancas para a pasta da Igualdade Racial).

Coronel Teixeira atuava na região Oeste, em Cascavel, até receber a ligação do governador, no primeiro dia de férias. A ligação ocorreu bem cedo, ele havia acabado de acordar e não titubeou em assumir o posto, apesar do momento conturbado.

No Brasil inteiro, as PMs vêm sendo questionadas acerca da conivência com os atos golpistas ocorridos após as eleições, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado. Ao longo do mandato, Bolsonaro flertou com o golpe e após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incentivou ataques às instituições democráticas, que culminaram na ação terrorista ocorrida em Brasília.

Leia também: DNIT abriu mão de sistema de câmeras em trecho percorrido por caminhão desgovernado

Entre as eleições e o atentado, golpistas tomaram diversas rodovias do Brasil. No Paraná, o ex-comandante-geral da PM, agora secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que estava prevaricando ao permitir que bolsonaristas interrompessem as vias.

Além disso, a disputa partidária também reflete na percepção que população tem da Polícia Militar – muito alinhada aos discursos conservadores.

Coronel Teixeira terá a missão de apaziguar as coisas, conduzir a separação do Corpo de Bombeiros e resolver questões como violação de direitos humanos na Academia Militar do Guatupê.

Fazer a diferença

Quando o avô de Teixeira deixou a roça de café em São Paulo, no pós-abolição, e chegou à Curitiba, ele pretendia ter uma vida menos sofrida.

Veja a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=tzrFDCCemFw

O pai, por sua vez, ingressou na Polícia Militar como praça e não gostou de saber que o filho seguiria esse caminho. “Ele não gostou nadinha, por tudo aquilo que ele tinha enfrentado na vida de policial”, diz o coronel.

Apesar da reprovação inicial, a carreira bem-sucedida de Teixeira deixou o pai orgulhoso e o levou ao posto que permitirá cumprir uma meta. “Quando entrei [na PM], apesar do meu pai não querer, pensei que poderia fazer a diferença de alguma forma”, diz.

A hora é apropriada para fazer a diferença. Mais polido que o antecessor, o coronel Teixeira pondera questões espinhosas dentro da corporação, como a dos milhares de armamentos parados.

O governador Ratinho Jr. gastou R$ 10 milhões para adquirir novas pistolas que estão guardadas desde 2021. A delonga na entrega do armamento para tropa ocorre porque o Estado ainda não comprou coldres adequados – embora o processo licitatório esteja em andamento.

Saiba mais: Após vexame, Ratinho nomeia Leandre para Secretaria da Mulher

O governador promete enviar para a corporação mais efetivo, mais viaturas e “novos equipamentos tecnológicos”. O aumento de efetivo é uma bandeira defendida pelo novo comandante.

Meritocracia

A Polícia Militar do Paraná tem 168 anos de existência. De acordo com a assessoria de imprensa esta é a primeira vez na história que o comandante-geral é negro.

Apesar do fato, Teixeira prefere se concentrar na competência e na meritocracia. “Ninguém vai dizer que sou comandante porque precisavam colocar uma pessoa negra”, diz.

Antes de assumir o posto, coronel Teixeira foi comandante de tropa e atuou em setores de inteligência em batalhões e comandos regionais do Estado.

Agora contará com o auxílio do coronel Paulo Henrique Semmer, que anteriormente respondia pelo Comando de Missões Especiais (CME), como subcomandante-geral para a nova etapa da carreira.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags:

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros