Alep quer antecipar eleição da Mesa Diretora para agosto | Jornal Plural
Clube Kotter
9 jul 2020 - 16h01

Alep quer antecipar eleição da Mesa Diretora para agosto

Regimento prevê que eleição seja feita no dia 10 de outubro. Justificativa para mudança seria a eleição municipal

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem feito discussões internas para antecipat a data da eleição da Mesa Diretora do Legislativo, atualmente presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB).

Circula pela Casa a minuta (primeira redação) de um Projeto de Resolução que ainda não tem número e nem autor, mas que foi assinado no dia 6 de julho. Esse fato indica que o tema só estava sendo abordado para um grupo restrito de pessoas.

A justificativa apresentada é o calendário das eleições municipais. De acordo com o regimento interno da Alep, a votação deveria acontecer no dia 10 de outubro, 35 dias antes do primeiro turno das eleições municipais.

Além disso, o documento supostamente assinado na segunda-feira (6), menciona que em 1º de agosto os deputados retornam do recesso regimental que é feito no meio do ano. Contudo, a Alep decidiu suspender as férias de julho dos parlamentares em razão da pandemia do coronavírus.

O Plural conversou anonimamente com alguns funcionários do Legislativo, que não sabiam da existência do documento. Procurado, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), garantiu que esse projeto não é de iniciativa da Mesa Diretora.

Segundo ele, líderes partidários têm discutido a possibilidade dessa mudança acontecer. Romanelli destaca que a palavra final será das bancadas e, posteriormente, de análise minuciosa dos deputados em plenário. No entanto, ele não especificou quais são as discussões internas dos parlamentares em relação ao assunto.

Presidente eterno?

Ademar Traiano está atualmente em seu terceiro mandato como presidente da Assembleia. É a maior sequência consecutiva em muito tempo. Imagina-se que ele seja candidato novamente.

Nas duas primeiras vezes, Traiano teve o apoio de seu correligionário Beto Richa (PSDB). A terceira eleição aconteceu já no governo de Ratinho Jr. (PSD). Nas três ocasiões, houve uma única chapa concorrendo. Caso seja reeleito, Traiano caminhará para oito anos seguidos no comando da Assembleia.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Últimas Notícias