Uma nova modalidade de golpe tem feito vítimas que usam o cartão para fazer pagamentos: a troca de cartão. A diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, fala sobre como se proteger disso na coluna Fique Esperto desta semana.
Os golpistas se passam por vendedores e aproveitam a distração dos clientes para trocar cartões de crédito. Quando a pessoa insere o cartão para fazer o pagamento, o criminoso pega o cartão da vítima e entrega outro sem que a pessoa perceba.
A dica é ficar atento e conferir o nome antes de guardar o cartão. “Uma dica bem legal, que eu acho que vale a pena, é colar uma etiqueta, um adesivo no seu cartão. No momento da devolução é mais fácil identificar se o cartão é seu”, explica Silvano.
Assista: