Festival de Curitiba: as 7 peças de teatro imperdíveis de 2023

Confira os espetáculos que certamente serão aplaudidos de pé

Foto: Rodrigo Leal/Divulgação

Roteiro: Luciana Nogueira Melo

O Festival de Curitiba acontece de 27 de março a 9 de abril, com 350 atrações (peças de teatro, dança e shows de humor). O Plural escolheu 7 espetáculos da Mostra Lúcia Camargo para indicar. Confira.

Foto: Divulgação

“Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos” Um dos espetáculos mais badalados de 2022, montado pela Cia de Teatro de Heliópolis. Fala da vida de mulheres ligadas a homens encarcerados.

Foto: Rick Barneschi/Divulgação

“Ficções” Estrelado por Vera Holtz, o monólogo é baseado no best-seller de Yuval Noah Harari, “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”. A direção é de Rodrigo Portela.

Foto: Wesley Cardozo/Divulgação

“Ovos Não Têm Janela” Estreia do célebre iluminador Beto Bruel na direção, com texto inédito de Manoel Carlos Karam (1947-2007). Bruno Karam está na sonoplastia e o elenco tem estrelas locais.

Foto: Maringas Maciel/Divulgação

“O Bem-Amado Musicado” Nova versão do clássico de Dias Gomes (1922–1999), com músicas de Newton Moreno e Zeca Baleiro. É estrelado por Cassio Scarpin  (o Nino do “Castelo Rá-Tim-Bum”).

Foto: Ronaldo Gutierrez/Divulgação

“Gaslight – Uma Relação Tóxica” Último trabalho de Jô Soares (1938–2022) no teatro. A peça foi sucesso na Broadway e, em seu texto original, nasceu o termo “gaslighting” (tipo de abuso psicológico).

Foto: Priscila Prade/Divulgação

“A Invenção do Nordeste” Adaptada a partir do livro homônimo de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, a peça do grupo Carmin coloca o dedo na ferida e desconstrói os mitos sobre ser nordestino.

Foto: Carlos Gomes/Divulgação

“Matéria Escura” Espetáculo de dança dos catarinenses do Cena 11, conhecidos pelo trabalho de controle e presença do corpo em cena. Essa montagem, de dança contemporânea, usa vários recursos high tech.

Foto: Karin Serafin/Divulgação

Leia a matéria completa do Plural para saber por que cada espetáculo foi escolhido, além de ver os dias e horários das sessões.

Foto: Divilgação