Conheça o Jardim Secreto, espaço que transformou a educação na Vila Torres

Criado no Colégio Estadual Manoel Ribas há 8 anos, o Jardim Secreto será revitalizado em uma sala multifuncional

Foto: Cecília Zarpelon

Reportagem e roteiro: Cecília Zarpelon

O Jardim Secreto é um espaço do Colégio Estadual Manoel Ribas, na Vila Torres, composto por uma área verde que abriga plantações, estações de compostagem, um galinheiro e uma casa azul de cerca de 70 metros quadrados que funciona como uma biblioteca.

Foto: Cecília Zarpelon

O local, que teve o nome inspirado no livro homônimo da inglesa Frances Hodgson Burnett, traz para os alunos formas de conhecer e se relacionar com o mundo que, de outra maneira, talvez não tivessem acesso.

Foto: Cecília Zarpelon

No espaço, além de plantar e colher alimentos como chuchu, mamão, pêssego e tomate, e alimentar os animais, os alunos aprendem sobre filosofia, literatura, ecologia e segurança alimentar.

Foto: Cecília Zarpelon

Revitalização Desde 2021, o Colégio Manoel Ribas é o foco de atuação de um curso financiado pelo programa europeu Erasmus +, desenvolvido pela Universidade Uppsala, na Suécia, a Universidade Tecnológica de Honduras e a UTFPR.

Foto: Cecília Zarpelon

O objetivo do curso é fortalecer a iniciativa do Jardim Secreto para que se torne um projeto modelo em Curitiba. A ideia é transformar o espaço em uma sala multifuncional.

Foto: Cecília Zarpelon

O projeto de revitalização da casa prevê reforma do espaço interno, troca de telhado, instalação de sistema de coleta de água da chuva, reparo de banheiros e encanamentos, renovação da entrada, portas e janelas, criação de jardim de chuva para drenagem do terreno e instalação de um sistema de tratamento de esgoto.

Foto: Divulgação

Doação Para conseguir o valor total para realizar a obra (R$ 50.055,00), o colégio lançou uma campanha de arrecadação. As doações podem ser feitas pelo site da campanha, por pix ou transferência bancária.

Foto: Divulgação

Visitação O Jardim Secreto é aberto a todos que quiserem conhecê-lo. Para marcar uma visita basta entrar em contato com o professor responsável pelo espaço, Davi Brito, pelo número (41) 99909-4619.

Foto: Cecília Zarpelon