No passado as crianças aprendiam fazendo cópias de letras e números em cadernos de caligrafia já na Educação Infantil.
Hoje essa estratégia é considerada repetitiva e desnecessária porque é uma ação mecânica que deixa de lado outros aspectos do desenvolvimento da criança.
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Aprendizado com significadoA nova abordagem prima pelo lúdico e pela exploração do que faz sentido para a criança
A alfabetização começa no Pré, com o estímulo a familiaridade com o nome da criança e ações de consciência fonológica, com rimas e parlendas.
"Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva"
Parlendas são versos com rima ou não, divertidos, usados nas brincadeiras infantis, como o exemplo acima.
No Ensino Fundamental, a criança irá continuar o processo de alfabetização até o segundo ano. Mas na nova política de alfabetização o aprendizado deverá ser concluído ainda no primeiro ano.
Aprender em casaAlém da escola, a família também pode estimular a alfabetização lendo para a criança, estimulando o diálogo e a brincadeira.