como MEU FILHO Vai aprender a ler?

O processo de alfabetização mudou

Fotos: PMC/SMCS

Reportagem e Roteiro:  Rosiane Correia de Freitas

No passado as crianças aprendiam fazendo cópias de letras e números em cadernos de caligrafia já na Educação Infantil.

Hoje essa estratégia é considerada repetitiva e desnecessária porque é uma ação mecânica que deixa de lado outros aspectos do desenvolvimento da criança.

Foto: reprodução

Aprendizado com significado A nova abordagem prima pelo lúdico e pela exploração do que faz sentido para a criança

A alfabetização começa no Pré, com o estímulo a familiaridade com o nome da criança e ações de consciência fonológica, com rimas e parlendas.

"Chuva e sol, casamento de espanhol. Sol e chuva, casamento de viúva"

Parlendas são versos com rima ou não, divertidos, usados nas brincadeiras infantis, como o exemplo acima.

No Ensino Fundamental, a criança irá continuar o processo de alfabetização até o segundo ano. Mas na nova política de alfabetização o aprendizado deverá ser concluído ainda no primeiro ano.

Aprender em casa Além da escola, a família também pode estimular a alfabetização lendo para a criança, estimulando o diálogo e a brincadeira.

Quer saber mais sobre aprender a ler?