23 maio 2022 - 9h00

Grupo francês Les Productions du Bazar faz apresentação única em Curitiba

Concerto ilustrado “Le Voyage de Rézé” leva música e desenhos ao vivo para o Cine Passeio; evento terá também oficinas gratuitas

Pode anotar na agenda: nesta quarta-feira (25), os franceses Les Productions du Bazar desembarcam em Curitiba com o concerto ilustrado “Le Voyage de Rézé”. O espetáculo, com sessão única e ingressos gratuitos, apresenta música ao vivo e também desenhos feitos ao vivo e projetados na tela. O mais inusitado é isso, tudo acontece com artistas e plateia em uma sala de projeção do Cine Passeio. A proposta deve agradar ao público de todas as idades, mas é recomendado para crianças de 7 anos ou mais.

Segundo o grupo, “A viagem de Rézé” é para ser vivida com trocas e encontros, com a exploração das fronteiras e das diferenças. É leve e busca uma expressão simples e sincera”. No palco, ou melhor, em frente à tela, estão os músicos Rémi “Rézé” Pécout, François “Soifran” Brossier, e o desenhista David “Emdé” Magli.

A relação dos integrantes de Les Productions du Bazar com o Brasil vem de outras viagens: Rézé, cantor e guitarrista, morou em Salvador; e Soifran, percussionista, no Rio de Janeiro. Contudo, esse espetáculo faz parte de uma série de cineconcertos promovidos por uma parceria entre a Aliança Francesa de Curitiba e a Prefeitura de Curitiba. Com duas oficinas gratuitas que complementam a iniciativa.

Le Voyage de Rézé
Sessão de “Le Voyage de Rézé” (Foto de Productions du Bazar)

Comuns na França e raras no Brasil

De acordo com Ana Paula Málaga, analista cultural da Aliança Francesa de Curitiba, esse tipo de exibição é bem comum na França. Mas, no Brasil, são raras as oportunidades de assistir a filmes acompanhados por música ao vivo. “A programação é gratuita, o que amplia o acesso dos curitibanos a atrações internacionais”, diz Málaga.

A primeira atração da série no início de maio teve ingressos esgotados e fila na porta do cinema. Foi o grupo ARFI, que apresentou os filmes “Metrópolis”, de Fritz Lang (1927), e “Marinheiro de encomenda”, com Buster Keaton (1928), acompanhados por música eletrônica. A dica para quem se interessou por “Le Voyage de Rézé” é chegar cedo ao Cine Passeio. A distribuição das entradas começa uma hora antes da sessão.

Cine Passeio

Concerto ilustrado “Le Voyage de Rézé” (A Viagem de Rézé). Quarta-feira (25), às 19 horas. Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro). Evento tem 1h30 de duração e classificação livre. A entrada é gratuita. Os ingressos para o concerto devem ser retirados no Cine Passeio uma hora antes da sessão.

Oficinas

“Música de desenho.” Na quinta-feira (26), das 14h às 16h, no Cine Passeio. Apenas 12 vagas. Participação gratuita. Inscrições aqui.

“Escrita Musical – Para Ir Mais Longe.” Na sexta-feira (27), das 14h às 16h, no Cine Passeio. Apenas 12 vagas. Participação gratuita. Inscrições aqui.

Sempre Teremos Paris

Para saber mais sobre cultura francesa, acesse a seção Sempre Teremos Paris, do Plural.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds