Canal de histórias infantis em Libras | Jornal Plural
18 abr 2020 - 11h38

Canal de histórias infantis em Libras

Arte e cultura para crianças com Muralzinho de Ideias

Crianças com acesso à internet têm a possibilidade de escolher seus canais de preferência (considerando, é claro, a importância de um acompanhamento dos pais ou dos adultos responsáveis), mas ainda existem muitas exclusões. Deficientes auditivos ainda encontram barreiras, já que a linguagem em libras nem sempre é aplicada.

Pensando nisso, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, Carolina Hessel, criou o projeto Mãos Aventureiras. É um site e canal no YouTube onde ela conta histórias da literatura infantil em Libras.

Cada história é escolhida de acordo com a época. Entre a lista de livros que já foram utilizados estão Adelia, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti), Carona na Vassoura, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, e O presente do Saci, de Lalau & Laurabeatriz.

Para conferir todos os vídeos, basta clicar aqui.

ONDE: Para conferir todos os vídeos, basta clicar aqui.

QUANTO: gratuito

Cine Passeio indica 20 Ótimas Animações Que Não São Da Disney

O coronavírus fechou os cinemas. Mas, nem por isso a criançada precisa deixar de se divertir, certo? E quem não ama uma animação? Pra ajudar nesta missão, o Cine Passeio preparou uma lista de animações pra você assistir com a família enquanto precisa ficar em casa. Chame as crianças, prepare a pipoca e ligue a TV para maratonar essa super lista com “20 Ótimas Animações Que Não São Da Disney”, na plataforma de streaming da sua preferência.

Para conferir a lista completa basta clicar aqui.

ONDE: confira a lista e assista em casa

QUANTO: gratuito

“Onde Está o Wally?” ganha versão adaptada para período de isolamento social

Você certamente já deve ter brincado com o livro “Onde está o Wally?” quando era criança. Jovens do mundo inteiro passaram horas procurando Wally em meio à multidão. No entanto, ao invés da aglomeração de pessoas em diferentes espaços físicos, a versão atual fala dos tempos de isolamento social.

Inspirados pela série de quadrinhos britânica de Martin Handford, que traz o personagem título escondido em paisagens fartamente ilustradas, o argentino Pedro Mezzini e o cartunista americano Clay Bennett decidiram adaptar a obra para esses tempos de pandemia de coronavírus.

A “Edição Coronavírus” e a “Edição Distaciamento Social” nasceram no resultado de um esforço global em prol da quarentena horizontal e através dela, encontrar o Wally nunca foi tão fácil. Nas páginas, lançadas pela Chattanooga Times Free Press, apenas o personagem aparece sozinho nas imagens, cercado por uns poucos objetos e veículos abandonados.

Para conferir todas as imagens basta clicar aqui.

ONDE: Para conferir todas as imagens basta clicar aqui.

QUANTO: gratuito

Musical aproxima as crianças da cultura afro-brasileira

Vencedora do Troféu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de 2018 na categoria musical infantil, a peça Bento Batuca estará disponível gratuitamente no YouTube. Até o final de abril, crianças poderão acompanhar a viagem de um menino curioso que transforma objetos comuns em instrumentos de percussão. A iniciativa da Oficina da Alegria é uma forma de oferecer entretenimento e cultura para toda a família durante o período da quarentena em prevenção ao novo coronavírus.

A jornada passa pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, e destaca a cultura afro-brasileira por meia da dança, sons e ritmos regionais, como cânticos de capoeira, frevo, maculelê e samba, além de referências a canções de Dorival Caymmi.

A peça é também uma lição sobre como enfrentar as dificuldades da vida com coragem, uma forma de conscientizar os pequenos sobre a nossa própria história e uma aventura de autoconhecimento, em que Bento vai preenchendo a trouxinha que carrega consigo com um pouquinho de cada lugar que visita.

Para conferir o espetáculo clique aqui.

ONDE: Para conferir o espetáculo clique aqui.

QUANTO: gratuito


A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: /muralzinhodeideias

Insta: /muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias