Podcast de livros fala sobre drogas psicodélicas e clássico da ficção científica - Jornal Plural
21 jun 2021 - 10h33

Podcast de livros fala sobre drogas psicodélicas e clássico da ficção científica

“O que ler agora?” apresenta o livro “Psiconautas” e “Flores para Algernon”

O quinto episódio do podcast “O que ler agora?” tem como tema o cérebro. O primeiro livro em destaque é “Psiconautas”, de Marcelo Leite, um dos principais jornalistas de ciência do país. No livro, lançado pela Fósforo, ele mostra as pesquisas que estão sendo feitas com drogas psicodélicas para tratamento de distúrbios psíquicos, principalmente a depressão.

Uma das drogas que vêm apresentando bons resultados nesses tratamentos é o ayahuasca, um chá amazônico tradicionalmente usado em cerimônias religiosas. No Brasil, há pesquisas avançadas sobre o uso da substância no Instituto do Cérebro, em Natal. A esperança é de que a droga ajude milhões de pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais oferecidos hoje pelas farmacêuticas.

O livro acompanha pessoas que testaram drogas como o ayahuasca, o MDMA e o LSD em pesquisas do gênero e mostra os resultados obtidos até agora, considerados promissores.

O segundo livro do episódio é um clássico da ficção científica, “Flores para Algernon”, de Daniel Keyes. O romance, de 1966, fala sobre uma questão polêmica: a melhoria artificial dos seres humanos. O personagem principal, Charlie, é um homem de baixo QI que passa por um tratamento que o deixa muito mais inteligente, mas há consequências nisso.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaOficina RaquelRua do Sabão e Temporal apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias