Peça sobre 2o turno entre Lula e Bolsonaro é destaque de podcast - Jornal Plural
21 set 2021 - 14h41

Peça sobre possível 2º turno entre Lula e Bolsonaro é destaque de podcast

Texto de Jorge Furtado e Guel Arraes antecipa eleição de 2022; episódio também fala de romance abolicionista do século 19

Lula e Bolsonaro estão no segundo turno da eleição. Às vésperas da votação, as pesquisas mostram os dois empatados, e o que vai definir tudo é o último debate numa emissora de tevê. A história, que parece inclusive bem verossímil para o ano que vem, é a base da peça “O Debate”, que Jorge Furtado e Guel Arraes escreveram e que sai agora pela editora Cobogó. 

A peça, que ainda não chegou a ser encenada, é o destaque do podcast “O Que Ler Agora?” desta semana. Cineasta dos mais importantes do país, Jorge Furtado (“Ilha das Flores”, “O Homem que Copiava”) falou com o podcast sobre o momento político do país e a origem do texto feito a quatro mãos.

Os dois personagens principais da peça são os jornalistas da emissora envolvidos mais diretamente na cobertura do debate: o chefe de jornalismo e a apresentadora do telejornal da noite. Separados recentemente, os dois discutem como devem falar dos acontecimentos daquela noite. É justo ser imparcial num momento em que o fascismo está à beira de tomar o país?

O segundo livro do episódio é “Úrsula”, escrito pela maranhense Maria Firmina dos Reis em 1859. Raro romance de autoria feminina da época, o livro foi resgatado do esquecimento recentemente e agora tem uma edição primorosa da Antofágica. Num momento em que o Brasil ainda tinha dificuldade para falar da escravidão, Maria Firmina retrata as dores dos negros no cativeiro, num documento importante para a literatura e a história do Brasil.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaMundaréuOficina Raquel, eRua do Sabão apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias