21 set 2021 - 14h41

Peça sobre possível 2º turno entre Lula e Bolsonaro é destaque de podcast

Texto de Jorge Furtado e Guel Arraes antecipa eleição de 2022; episódio também fala de romance abolicionista do século 19

Lula e Bolsonaro estão no segundo turno da eleição. Às vésperas da votação, as pesquisas mostram os dois empatados, e o que vai definir tudo é o último debate numa emissora de tevê. A história, que parece inclusive bem verossímil para o ano que vem, é a base da peça “O Debate”, que Jorge Furtado e Guel Arraes escreveram e que sai agora pela editora Cobogó. 

A peça, que ainda não chegou a ser encenada, é o destaque do podcast “O Que Ler Agora?” desta semana. Cineasta dos mais importantes do país, Jorge Furtado (“Ilha das Flores”, “O Homem que Copiava”) falou com o podcast sobre o momento político do país e a origem do texto feito a quatro mãos.

Os dois personagens principais da peça são os jornalistas da emissora envolvidos mais diretamente na cobertura do debate: o chefe de jornalismo e a apresentadora do telejornal da noite. Separados recentemente, os dois discutem como devem falar dos acontecimentos daquela noite. É justo ser imparcial num momento em que o fascismo está à beira de tomar o país?

O segundo livro do episódio é “Úrsula”, escrito pela maranhense Maria Firmina dos Reis em 1859. Raro romance de autoria feminina da época, o livro foi resgatado do esquecimento recentemente e agora tem uma edição primorosa da Antofágica. Num momento em que o Brasil ainda tinha dificuldade para falar da escravidão, Maria Firmina retrata as dores dos negros no cativeiro, num documento importante para a literatura e a história do Brasil.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaMundaréuOficina Raquel, eRua do Sabão apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Radiocaos Fosfórico

Neste episódio os textos e ideias combustíveis de Trin London, Merlin Luiz Odilon, Menotti Del Picchia, Alana Ritzmann, Otto Leopoldo Winck, Gabriel Schwartz, Cyro Ridal, Robson Jeffers, Guilherme Zarvos, Carlos Careqa, Clarice Lispector, Luciano Verdade, Giovana Madalosso, Charles Baudelaire, Arnando Machado, Edilson Del Grossi, Francisco Cardoso, Liliana Felipe, Valêncio Xavier, Carlos Vereza, Ícaro Basbaum, Mauricio Pereira, Mano Melo, Monica Prado Berger, Amarildo Anzolin, Antonio Thadeu Wojciechowski, Marcelo Christ Hubel, Cida Moreira, entre outros não menos carburantes.

Redação Plural.jor.br