Lugar de mulher é na política

No podcast Plural desta semana, a professora Eneida Desiree Salgado faz uma defesa da ampliação das mulheres na política brasileira.

O podcast Plural desta semana, comandado pela jornalista Rosiane Correia de Freitas, entrevista a professora Eneida Desiree Salgado, da UFPR. Coordenadora do Instituto Política Por.De.Para Mulheres, ela comenta sobre o curso de formação política para mulheres que atraiu 1,6 mil inscrições neste ano.

Para Eneida, um dos fatores cruciais que levam ao afastamento da mulher da política é justamente a ausência de exemplos: ao não ver cargos importantes sendo ocupados por suas iguais, elas podem tender a achar que aquilo “não é para elas”.

Fenômeno que é reforçado pela cultura machista do país, como bem demonstrou a entrevista de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, à Folha de S.Paulo deste domingo. Acusado de fraudar a participação mínima legal de mulheres em chapas, Bivar respondeu que política não é “muito da mulher”.

“Tem que colocar 30% de mulheres, certo? (…) Tem que ir pela vocação. Se os homens preferem mais política do que a mulher, tá certo, paciência, é a vocação.”

Ouça a entrevista aqui e se inscreva para receber as atualizações semanais do podcast nos principais aplicativos de smartphone, tanto para iOS quanto para Android.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima