Viaduto promete desafogar tráfego na BR-376, em São José dos Pinhais

Obra vai custar R$ 33 milhões aos cofres do governo estadual e deve durar 18 meses

A construção de um viaduto na rodovia BR-376, em São José dos Pinhais, promete ser a solução para desafogar o tráfego de veículos na região. A obra será no entroncamento com a Rua Joinville e Alameda Bom Pastor. O local concentra alto fluxo de veículos por estar no trecho urbano do município, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A obra terá investimento de R$ 33 milhões do governo do Paraná e será tocada pela Contersolo Construtora de Obras Eireli, escolhida por meio de licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que teve o resultado divulgado na quinta-feira (3).

O “Viaduto do Bradesco”, como é conhecido, prevê a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, sendo que o trânsito de veículos das vias municipais passará a ser realizado pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias. Isso evitará congestionamentos e longos períodos de espera na interseção atual, e garantirá mais segurança aos motoristas.

Também serão realizados serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e obras de arte correntes, contenções, sinalização e iluminação.

BR-376 em São José dos Pinhais. Foto: Ari Dias/AEN

Com o início das obras, que deve se dar após a assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço, o primeiro passo será a execução de novas vias marginais, por onde o tráfego da rodovia será desviado, para na sequência começar a construção da estrutura do viaduto. O prazo de conclusão da obra é de 18 meses.

Licitação

Elaborado pela prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, o projeto de engenharia do viaduto foi doado ao DER/PR, que ficou responsável por licitar e executar a obra.

Viaduto de São José dos Pinhais. Imagem: DER/PR

Diante da publicação da classificação final da licitação, as demais empresas participantes têm até o dia 10 de fevereiro para recorrer, seguido por prazo de cinco dias úteis para contrarrazões da vencedora a qualquer recurso.

Todos os documentos serão analisados pelo DER/PR, que pode decidir por negar, negar parcialmente ou acatar as apelações. Concluída esta etapa, o departamento dará início aos trâmites internos para assinatura de contrato.

Com informações do governo do Paraná

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima