Vestibular UFPR terá mais locais de prova e portões abertos mais cedo

Nas salas, distância será de dois metros, mas universidade ainda não tem protocolo para quem estiver com sintomas de Covid-19

Com o cenário da pandemia do coronavírus estacionado em nível bastante crítico, o vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá ainda mais mudanças em relação às edições anteriores do que as já pontuadas em edital. Tudo para evitar impasses.

A um mês da primeira fase do exame, os detalhes finais ainda vêm sendo costurados, mas já é certo que os portões serão abertos antes do horário inicialmente previsto e que os alunos serão distribuídos em mais locais de provas – o que deve incorporar no esquema prédios de outras instituições de ensino. No entanto, ainda não há um consenso sobre qual será o protocolo adotado para candidatos que, no dia do exame, estejam com sintomas ou confirmados para Covid-19.

Apesar de 20% menor do que no ano anterior, o número de candidatos do processo seletivo da UFPR é alto: 30.734 inscritos. Por isso, as novas decisões, concentradas no Núcleo de Concursos (NC) da universidade, são colocadas como uma tentativa de cumprir ao máximo as diretrizes sanitárias e evitar transtornos como os registrados no Enem e em outros vestibulares do país aplicados recentemente.

No corre-corre do primeiro dia do Enem, no dia 17 de janeiro, estudantes de Curitiba foram os mais afetados com as superlotações registradas nas salas de prova. Como o Ministério da Educação passou por cima da determinação de ocupar no máximo 50% das vagas de cada ambiente, inscritos foram impedidos de fazer a prova onde a ocupação limite estourou e os aplicadores se recusaram a permitir o excesso. Dos 11 locais em que houve alunos barrados, quatro eram na Capital paranaense.

Para impedir contrariedades semelhantes, a UFPR adiantou que haverá mais endereços de prova. A expansão será necessária porque o mapa da distribuição por sala vai levar em conta a distância de dois metros entre cada candidato – configuração, que, em alguns ambientes da universidade, equivale ao uso de apenas um terço da capacidade total.

A lista final dos endereços deve ser fechada nos próximos dias, mas, por causa do alto número de inscritos, a universidade negocia a locação de espaços de outras instituições de ensino.

Também já foi decidido que a abertura dos portões não seguirá o que foi designado no edital do exame. Ao invés de 12h40, o acesso aos locais será adiantado para que, desta forma, a entrada seja diluída e diminuam as chances de aglomeração.

A ideia é que tumultos sejam evitados desde o lado de fora dos locais de prova. Como consequência, a organização e a aplicação dos testes deste ano terão uma equipe maior envolvida.  

Por enquanto, a universidade não passou dados mais precisos, mas informou que todas as decisões serão comunicadas em breve e que estão de acordo com o que determinam as autoridades sanitárias locais e com o que prevê a própria comissão interna da UFPR criada para discutir e avaliar os desdobramentos da Covid-19.

Sintomas  e casos confirmados

Por outro lado, a situação dos candidatos que, no dia do exame, estiverem com sintomas, ou já estiverem confirmados para a Covid-19, ainda é uma peça solta no esquema do vestibular. A UFPR adiantou que não será permitida a entrada de candidato que apresente temperatura corporal igual ou maior que 37,1 ºC. Mas até o momento, o Núcleo de Concursos ainda não decidiu como a condição será atendida sem, ao mesmo tempo,  prejudicar o inscrito e colocar em risco os demais alunos.

Publicado no dia 16 de outubro, o edital que rege as normas do vestibular 2020/2021 não resolve a hipótese. Sobre datas, o documento trabalha apenas com a possibilidade de alteração do dia da prova de uma maneira geral, em caso de medidas de restrição baixadas por autoridades. No ano passado, as datas das provas foram adiadas por duas vezes. Mesmo assim, a instituição diz que está trabalhando para buscar uma saída.

As principais medidas de segurança que deverão ser seguidas no dia das provas da UFPR estão definidas no Guia do Candidato. Entre as regras estão o uso obrigatório de máscaras e o cumprimento do distanciamento social. Outra recomendação é para que familiares evitem acompanhar os alunos e permanecer nos locais de prova.

Segundo a universidade, as principais recomendações para o exame também serão trabalhadas constantemente nas redes sociais. Todos os posts terão ferramentas para direcionar os candidatos ao protocolo na íntegra.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Vestibular UFPR terá mais locais de prova e portões abertos mais cedo”

  1. Li na matéria que existe possibilidade de alteração do dia da prova.
    Moro em São Paulo, já reservei hotel e comprei passagem para o dia da prova, minha filha quem vai fazer a prova e vou acompanha-la, e se houver mudança no dia, como fazer?
    A universidade deve ter cuidado em alterar datas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima