Vestibular UFPR: edital confirma fase única, com menos questões

Provas serão em julho e resultado em setembro, quando aulas presenciais devem ser retomadas

Após três adiamentos, o vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve acontecer no dia 18 de julho, em fase única e com menos questões. O resultado será em 9 de setembro e o início do ano letivo 2021, com volta às aulas presenciais, está previsto para 20 de setembro. O edital do concurso foi divulgado nesta quinta-feira (20).

Ele prevê 90 locais de prova, todos em Curitiba, e a participação de 30.734 candidatos, que concorrerão a 5.383 vagas para os 127 cursos ofertados nos seis Campus da universidade. As provas desta edição serão aplicadas em fase única para todos os cursos – com exceção de Música. Elas terão mais tempo para serem respondidas (5h30) e o número de questões será de 60 (e não mais 90), além da Redação.  

Cada disciplina terá um peso específico, dependendo do curso. “Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um. Nos cursos que previam provas específicas – uma ou duas disciplinas – cada questão objetiva da disciplina elencada terá peso dois e as restantes terão peso um.”

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não terão provas de habilidade específica. “Apenas o curso de Música terá segunda fase, com uma prova de Habilidades Específicas teórica no dia 19 de julho e envio da prova prática, em vídeo, no período de 19 a 21 de julho.”

O curso mais concorrido continua a ser o de Medicina, com 9.147 inscritos para 152 vagas, o que corresponde a cerca de 60 candidatos por vaga. No Campus da UFPR em Toledo, são 1.901 inscritos em Medicina, para 48 vagas – cerca de 39 candidatos por vaga.

O ensalamento estará disponível no dia 14 de julho, no site do Núcleo de Concursos. No dia da prova, os portões serão abertos 12h30 e fecharão 13h30. As provas terão início às 14h e seguirão até 19h30. A previsão para o resultado do vestibular é em 9 de setembro.

“Está é uma decisão tomada em conjunto e foi a melhor solução que encontramos dentro das circunstâncias que a pandemia nos permite. Todas as possibilidades foram analisadas por nossa comissão de cientistas e pensamos a melhor maneira para não prejudicar quem já se prepara para o vestibular há muito tempo”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, durante coletiva de imprensa.

De olho na pandemia

A universidade, no entanto, não descarta a possibilidade de novo adiamento, pois diz depender da situação epidemiológica. “Riscos para os candidatos sempre há, mas as projeções matemáticas e análises mostram que em julho a tendência é que a curva esteja num patamar menor do que hoje. No entanto, seguiremos as orientações dos cientistas e todos os protocolos de biossegurança instituídos pelas autoridades”, reforça o reitor.

A princípio, os 90 locais de prova serão todos em Curitiba, podendo ser estendidos para a Região Metropolitana também. Cada sala terá, no máximo,15 alunos. O processo deve envolver 9 mil profissionais para a aplicação dos testes.

O coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, José Carlos Eidam diz que a previsão é de que as aulas presenciais sejam retomadas em 20 de setembro, com o início do ano letivo de 2021. “A retomada do calendário já foi feita e a volta presencial em setembro depende da pandemia. As atividades serão híbridas, provavelmente, sempre pensando na saúde de todos.”

Datas e informações sobre matrículas serão divulgadas em edital posterior.

Confira a quantidade de cursos ofertados em cada Campus da UFPR:

Curitiba – 95
Matinhos – 13
Jandaia – 5
Palotina – 8
Pontal do Paraná – 5
Toledo – 1

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima