Vestibular UFPR 2021 abre inscrições

Provas serão em fevereiro, com cotas de vagas para alunos negros e estudantes da Rede Pública

Estão abertas, a partir desta terça-feira (03), as inscrições para o vestibular 2021 da UFPR. Por causa da pandemia, as provas que aconteceriam entre outubro e novembro foram adiadas para o início do ano que vem. As inscrições ficarão abertas até às 12h do dia 18 de dezembro. 

Os interessados podem se inscrever pelo site do Núcleo de Concursos da universidade. A taxa é de R$155 e o pagamento é feito via boleto bancário. 

Candidatos já inscritos que quiserem mudar a categoria de concorrência, ou a língua estrangeira, podem fazer a alteração até o dia 23 de dezembro, mediante o pagamento de uma taxa de R$35. 

A primeira fase será realizada em 21 de fevereiro e inclui prova de múltipla escolha com 90 questões. Os aprovados seguem para a segunda etapa, nos nos dias 18 e 19 de abril, com prova de redação e conhecimentos específicos.

Isenção da taxa de inscrição

Há dois casos de estudantes que têm direito à isenção de taxa. Os primeiros são estudantes que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham feito o Ensino Médio inteiramente na Rede Pública ou com bolsa integral na Rede Privada. Os interessados devem fazer o requerimento até 20 de novembro e a relação dos pedidos aceitos deve ser disponibilizada no site do Núcleo de Concursos no dia 30 de novembro. 

Já o segundo caso de isenção é para estudantes que comprovem não poder arcar com a taxa das provas pela inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). O prazo para este requerimento é dia 13 de novembro e a relação com os pedidos aprovados deve sair no site do Núcleo de Concursos até o dia 18 de novembro.

Os candidatos inscritos na modalidade “treineiro” – estudantes que se inscrevem apenas para fazer a primeira fase, para treinar – não possuem direito à isenção da taxa de inscrição. 

Cotas

O processo vestibular da UFPR possui a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que estudaram na Rede Pública durante todo o Ensino Médio. Essas vagas são divididas em duas categorias: uma para as pessoas autodeclaradas de qualquer faixa de renda e uma para os candidatos autodeclarados que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

Outras vagas são reservadas para estudantes que tenham feito o Ensino Médio inteiramente em escolas da Rede Pública; uma parte dessas vagas é direcionada àqueles que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e outra parte àqueles com qualquer renda. 

As cotas para pessoas com deficiência funcionam da mesma forma: parte delas é reservada para estudantes que tenham qualquer renda e outra para estudantes que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

Para mais informações basta acessar o edital divulgado no site do Núcleo de Concursos da UFPR

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima