Vestibular da PUCPR terá prova presencial

Universidade decidiu o formato da prova por causa do avanço da vacinação e da queda de casos de Covid-19 no país

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) decidiu manter o vestibular no formato presencial. A direção da instituição alega que a prova, marcada para 30 de janeiro, poderá ser realizada devido ao avanço da vacinação e a queda no registro de casos de Covid-19 no país. Segundo a universidade, durante a aplicação do vestibular serão respeitadas as recomendações dos órgãos sanitários para prevenção do coronavírus, como a disponibilidade do álcool em gel e desinfecção de superfícies. O candidato deverá usar máscara durante todo o tempo de permanência no campus e não poderão realizar a prova aqueles que apresentarem temperatura acima de 37,8°C.

“Com a redução no número de casos da doença e a elevada taxa de imunização no Brasil, com mais de 66% da população totalmente vacinada e os decretos atuais nos permitem realizar o vestibular presencial. Da mesma forma, planejamos retornar as aulas presenciais já no início de 2022, em março, se a situação permitir” afirma Cristina Pastore, diretora de marketing da PUCPR.

O processo seletivo terá duração de 4 horas, sendo uma prova objetiva e uma redação. São 40 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia, Química, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia e Língua Estrangeira. As provas serão aplicadas em 30 de janeiro, a partir das 13h, em Curitiba, Toledo e Londrina, abrangendo os cursos presenciais dos três campus, com exceção de Medicina. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro.

Inscrição

Os candidatos podem realizar a inscrição e o pagamento da taxa de R$ 40 até o dia 21 de janeiro de 2022, no site da universidade, onde também se encontra o edital com as informações do processo seletivo.  

Há também a possibilidade de ingressar na universidade de outras formas: vestibular agendado – nas modalidades presencial e online –, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência, ingresso para diplomados e American Academy.

No vestibular agendado, a prova contém 20 questões de múltipla escolha e redação, com limite de duas horas para realização. Para o ingresso via Enem, o candidato deve ter realizado o exame a partir de 2015, não ter zerado a redação e ter obtido uma nota superior a 450. 

O American Academy, por sua vez, é uma parceria da PUCPR com a Kent State University, uma das maiores universidades dos Estados Unidos. O programa permite ao estudante ingressar no ensino superior sem a necessidade imediata de escolher um curso.

Com informações da assessoria de comunicação da PUCPR.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima