Vereadores lutam contra profissionais sem diploma em CMEIs | Jornal Plural
6 mar 2019 - 14h39

Vereadores lutam contra profissionais sem diploma em CMEIs

Vereadores de oposição a Rafael Greca (PMN) e independentes prometem questionar nos próximos dias a possibilidade de que a prefeitura de Curitiba passe a contratar…

Vereadores de oposição a Rafael Greca (PMN) e independentes prometem questionar nos próximos dias a possibilidade de que a prefeitura de Curitiba passe a contratar pessoas sem ensino superior para cuidar das crianças nos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs) da cidade.

Na semana passada, o Conselho Municipal de Educação acatou parecer elaborado pela procuradoria-geral do município que defende a legalidade das contratações. A partir de agora, a prefeitura pode, em tese, começar a fazer concursos para contratar profissionais que tenham apenas diploma de ensino médio.

Segundo a procuradoria, os profissionais sem ensino superior não seriam responsáveis pelo cuidado das crianças – a lei federal exige a presença dos profissionais formados. Os assistentes só atenderiam as crianças na presença dos educadores que já atuam hoje nos CMEIs.

A nova política da prefeitura não agrada os vereadores. Noêmia Rocha (MDB), líder da oposição, diz que o grupo já prepara protestos contra a decisão do município. A Câmara só volta a se reunir na semana que vem, depois do feriado de carnaval.

Considerado independente, Professor Euler (PSD) diz que a prefeitura caminha na contramão do que se prega na educação mundial. “Certamente, essa alteração aprovada será um dos temas debatidos em plenário a partir de segunda. Enquanto as recomendações mundiais são de especializar e capacitar cada vez mais os professores, em Curitiba estão dispensando até o curso normal no Ensino Médio. Em pouco tempo, ninguém mais vai querer ir para a carreira docente”, diz.

Conselho cede e prefeitura deve contratar profissionais sem diploma para CMEIs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias