Veja a taxa de reprovação do exame prático do Detran em Curitiba

Número de exames realizados em 2021 cresceu 61% na comparação com 2020, quando a pandemia impediu a realização dos testes

O Detran do Paraná divulgou nesta segunda-feira (27) dados sobre os exames práticos para a obtenção de Carteira Nacional de Habilitação no estado. Em Curitiba e Região Metropolitana foram realizados quase 105 mil exames neste ano, com 55,5 mil aprovados. Com isso, em 2021, 52,9% dos candidatos foram aprovados, e 47,1% reprovados.

Em todo o Paraná, o Detran realizou 508.124 exames práticos de direção, 61,43% a mais que o número registrado em 2020. O crescimento aconteceu porque no ano passado muitos exames foram suspensos em decorrência da pandemia. Esses testes foram realizados em mutirões realizados em 2021.

Dentre os municípios do Interior que mais realizaram exames destacam-se Maringá e Sarandi (Noroeste), com 28.250 no ano; seguidos por Londrina (Norte), com 24.694; Ponta Grossa (Campos Gerais), com 21.067; Cascavel (Oeste), com 19.785, e Foz do Iguaçu (Oeste), com 16.162 exames.

Em Curitiba e região metropolitana foram contabilizados 104.966 exames – 13,16% a mais do que em 2019 e 66,02% a mais do que em 2020.

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17 comentários em “Veja a taxa de reprovação do exame prático do Detran em Curitiba”

  1. Edmilson Jorge Jorge

    Ontem também fiz meu exame prático dia 09/03/2022 as 15h30 no detran- Colombo Paraná
    Fui pego por essa situação.
    Eu fiz a baliza e menos de 2 minutos e 58 mais menos assim o examinado disse que o pneus dianteiro faltava quase 2 centímetros da linha .ele mandou fazer ou baliza e daí eu perdi na provar .fui reprovado . Agora tem que pagar mais 400,00 para um reteste . Não tem explicação ou é armação?

  2. Com certeza não tem fiscalização o valor do reteste da prova prática é de 380,00 pra mais dependendo da auto escola sem falar que quando acaba as 20 aulas o instrutor já fala que você precisa de mais 10 aulas e mesmo fazendo mais aulas é reprovado. É tudo uma máfia alta escola com preços absurdo Detran que faz um descaso com as pessoa você reprova e muitas vezes não fica nem sabendo em que reprovou
    Vai ser a quinta vez que vou refazer o teste do Detran e toadas as vezes peguei aulas extra totalizando a mais de 40 aulas e mesmo assim não apta a ter a carteira.

  3. O Brasil o terceiro lugar no índice de mortes no trânsito. A causa maior é a,”imprudência”; diria que a inaptidão , imperícia irresponsabilidade . As auto escolas são péssimas e responsáveis sim , quando encaminham pessoas para serem reprovadas no Detran. Quase metade dos candidatos reprova . Tirar CNH não é direito é habilidade e não é para qualquer um. Mesmo um certo contingente habilitado, não tem a menor condição de dirigir, mas continua dirigindo e provocando acidentes.

  4. Paulo Roberto Valença C. de Araújo

    Dá pra imaginar uma auto escola que tem como meta aprovar pelo menos 90% dos candidatos na primeira tentativa no Detran? Se o esquema é obrigatório, o grande negócio é reprovar. Bom para auto escola e bom para o Detran: uma verdadeira máquina de fazer dinheiro!

  5. Tenho péssimas lembranças da auto escola, minha instrutora nas aulas práticas passava o maior tempo com o banco inclinado dormindo, nem via se estava fazendo algo de errado ou não. Aula de baliza era uma má vontade. Por isso só fui passar no teste do Detran na segunda vez quando um conhecido me emprestou o carro e me ensinou a dirigir. Tem que ter maior fiscalização nessas escolas que só existem pra arrecadar dinheiro.

  6. Fiz vários testes no Detran. Troquei de autoescola . A primeira tinha uma boa instrutora, a segunda uma excelente. Mas na última baliza que fiz, a avaliadora do Detran, além de mal educada, me fez fazer a baliza duas vezes, alegando que na primeira, meu pneu traseiro ficou em cima da faixa amarela e na segunda, que meu tempo tinha estourado. Os avaliadores pensam que são deuses do olimpo. Queria ver se houvesse concorrente do DETRAN, se eles agiriam dessa forma com o público.

  7. Parabéns pela reportagem! Visando contribuir, há de se considerar candidatos que, devido a reprovações, realizam o exame mais de uma vez no mesmo ano. Neste caso, a porcentagem não seria de aprovações em exames, ao invés de candidatos aprovados? Seria interessante, caso a informação esteja disponível, também especificar por categorias.

  8. Com 54 anos resolvi que iria encarar a auto escola,deixei o medo de lado e fui,passei por todos os processos até chegar nas aulas práticas tive um excelente instrutor,me ensinou desde o básico,eu não sabia nada,pensa na felicidade quando aprendi a dirigir, aí veio a prova no DETRAN,fui confiante,mas o nervosismo me atrapalhou,uma,duas, três vezes,mas em 2022 vou tentar de novo!

  9. Aprendi a dirigir carros com meus pais.
    Mas diante das restrições atuais, tive praticamente que dar aulas em locais “escondidos” para complementar o aprendizado dos meus filhos, porque, sem querer generalizar, o nivel de ensino nas auto escolas não é lá dos mais elevados (para ser generoso).
    E mesmo com a carteira em mãos, só os deixei pegar meu carro depois que passaram nos meus testes.
    Exclusividade de ensino pelas auto escolas é mais uma das vergonhas do Brasil, país que nunca perde a oportunidade de criar concessões e cartórios sempre que possível.
    A propósito:
    – A quem interessa que os laudos médicos para renovação de carteira sejam sempre feitos por clínicas credenciadas, em geral espeluncas sem nenhuma estrutura?
    – E a quem interessa a exclusividade das auto escolas para ensinar a dirigir?

  10. Conhecimento e respeito são premissas para aprovação, mas o controle emocional também!!!. Quanto às aula teóricas, sim, concordo que deveriam ministrar desde de tenra idade, mesmo que não se queira dirigir/pilotar, é importante que se aprenda ser pedestre!!! 20 horas/aulas são obrigatórias, e pasmem, grande parte dos inaptos são pessoas que já chegam sabendo dirigir nos cfc’s. Sim, sou instrutor prático de trânsito. O Detran-Pr é quem fiscaliza os CFC ‘s.

  11. Até parece que o pessoal do Detran tem meta, eles precisam reprovar x% todo mês. É um número muito alto, e a fama do Detran não é das melhores, o que da a impressão que tem algo de errado neste processo. Além das taxas serem altas, um monte de empresa envolvidas.

  12. Está evidente que a formação é ruim. Cara e ruim. Quem fiscaliza as auto-escolas? Lembrando que aluno reprovado gasta mais com aulas, taxas, etc. A formação teórica (pelo menos), deveria ser oferecida nas escolas. Com mais produndidade e seriedade.

  13. A grande maioria dos acidentes graves nas cidades envolve motociclistas.
    O que ninguém jamais questionou é a formação e habilitação deles.
    As auto-escolas treinam os candidatos para passarem no teste do Detran, onde são avaliados em pista fechada. Ponto final.
    Nenhum motociclista é treinado no trânsito real nem tampouco o Detran verifica a capacitação do candidato para tal, apenas o circuito fechado que tem basicamente nada a ver com a realidade.

  14. Sinal que algo não muito bom acontece nas auto-escolas. Como pode uma taxa de reprovação tão grande? Claro, aluno reprovado gasta mais… Mais taxas, mais aulas… E quem fiscaliza?

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