Vacinação de adolescentes será retomada em Curitiba nesta quinta-feira com nascidos em 2006

Vacinação de adolescentes é essencial para controlar a disseminação do vírus. Adesão do grupo ao imunizante na capital tem sido satisfatória, diz prefeitura

O Paraná recebeu, na última terça-feira, novo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech destinado ao público adolescente, estimado em 155 mil pessoas. Das 318.240 doses do lote que chegou ao estado, 228.159 são exclusivas para a população de 12 a 17 anos sem comorbidades ou pertencentes a grupos prioritários. Trata-se da primeira remessa do governo federal direcionada aos adolescentes. A vacinação grupo será retomada nesta quinta-feira (21). Pessoas nascidas em 2006 podem receber o imunizante acompanhadas de um responsável.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a, aplicação havia sido interrompida nos nascidos em 2005 porque não havia vacinas em estoque suficientes para abrir novos grupos. 

Adolescentes estão se vacinando?

Havia a preocupação que os adolescentes não aderissem à vacinação contra a covid-19 após orientação do governo e da onda de fake news que inundou a internet em setembro. 

Segundo a prefeitura de Curitiba, no entanto, a adesão do grupo tem sido satisfatória e não há resistência à vacinação. É o que confirma o estudante de 17 anos Pedro Henrique Reis Leitão, que tomou a primeira dose da vacina no último dia 2, sem reações: “Não tenho nenhum amigo que se recusou a tomar vacina, todos estão vacinados.”

Segurança

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 47.818 jovens entre 12 e 17 anos. Adolescentes são vacinados apenas com Pfizer, o único imunizante contra a covid-19 liberado no país para esse público. 

Para a professora do Departamento de Pediatria do Setor de Ciências da Saúde da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Cristina de Oliveira Rodrigues, a vacina da Pfizer pode ser considerada segura para o grupo: “Todos os dados que são publicados até agora mostram que a vacina é segura e que os eventos adversos que foram já publicados, já relatados, quando analisado o risco e o benefício, sempre penderam pro benefício. Essa é uma análise feita não só pela ANVISA aqui no Brasil mas também por agências regulatórias, como FDA e as agências europeias que aprovaram o uso dessa vacina.”

Por que vacinar adolescentes?

Embora as crianças e os adolescentes em geral desenvolvam manifestações clínicas mais leves da doença, alguns podem desenvolver a forma grave e, inclusive, uma muito grave, a Síndrome Inflamatória Sistêmica relacionada à covid-19. “Quando a gente analisa os dados de mortalidade no Brasil com outras causas, a covid matou muitas crianças, e as nossas taxas de mortalidade no Brasil são superiores às de outros países. Embora seja uma doença leve na criança e no adolescente, ela pode ser grave, e no Brasil tem sido. A gente tem visto isso com mais frequência do que em outros países”, diz a pesquisadora.

A covid-19 já matou mais de 120 pessoas entre 0 e 19 anos no Paraná. De acordo com Cristina, a mortalidade de crianças e adolescentes por covid-19 no Brasil é dez a 15 vezes maior que a do Reino Unido e a dos Estados Unidos. “Esses são dados importantes que mostram para a gente que no Brasil o comportamento parece um pouquinho diferente, morrem mais crianças que em outros países. E a vacinação ajudaria a diminuir isso”, afirma a professora.

Vacinar adolescentes protege não só o grupo, mas quem está à sua volta. “A vacinação é importante em todas as idades. A maioria dos adolescentes mora com seus familiares e pode acabar transmitindo para eles a covid”, afirma Pedro. O estudante lembra, ainda, da importância de tomar as duas doses da vacina: “Eu continuo em isolamento, porque apesar de ter tomado a primeira dose, não estou completamente imunizado.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima