Vacina: o que pode te deixar fora da fila?

Saiba quem deve adiar a vacinação contra o coronavírus

Neste 17 de janeiro de 2021, com a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) das vacinas contra a Covid-19, Coronavac (China) e Oxford/AstraZeneca (Índia), a população contempla o início do fim da pandemia no Brasil. O caminho, porém, ainda é longo, uma vez que o Instituto Butantan precisa entrar num ritmo de produção mais intenso. E a Fiocruz precisa começar a produção da AstraZeneca.

Mas se tiver vacina, há quem não poderá ser vacinado? Sim. Três grupos não poderão ser vacinados imediatamente. Um ainda depende de mais estudos e os outros dois precisarão aguardar um período para serem liberados para a imunização.

Menores de 18 anos

Crianças e adolescentes até 18 anos não poderão ser vacinados contra Covid-19 ainda, porque as vacinas aprovadas não têm estudos amplos de uso dos imunizantes nesta faixa etária. Como as crianças aparentemente pareciam desenvolver casos mais leves e transmitir menos a doença, os laboratórios responsáveis pelas vacinas em desenvolvimento priorizaram adultos nos estudos realizados.

Pessoas com diagnóstico recente de Covid-19

Quem está contaminado por Covid-19 será aconselhado a aguardar a redução e extinção dos sintomas para poderem ser vacinados. A medida visa evitar que a pessoa sofra eventuais efeitos colaterais da vacina com o organismo debilitado pela doença.

Depois do período de convalescência, no entanto, o paciente poderá novamente se candidatar a ser imunizado.

Pessoas que receberam outras vacinas há menos de 30 dias

O documentação técnica da AstraZeneca e da Coronavac recomendam um intervalo de pelo menos trinta dias entre a aplicação de uma vacina e outra.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Vacina: o que pode te deixar fora da fila?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima