Vacina contra coronavírus terá voluntários em Curitiba | Jornal Plural
Clube Kotter
29 jul 2020 - 21h14

Vacina contra coronavírus terá voluntários em Curitiba

Testes serão realizados no Hospital de Clínicas em 850 trabalhadores da saúde

Profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus podem se inscrever para participar dos testes da CoronaVac. A vacina chinesa contra a Covid-19 terá sua eficácia avaliada em 12 instituições brasileiras, entre elas o Complexo Hospital de Clínicas (CHC), em Curitiba, hospital-escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

A previsão é de que 850 profissionais participem da avaliação da fase 3 dos estudos. Os interessados podem se inscrever na triagem do Instituto Butantan, parceiro da UFPR nas pesquisas. Ele enviará ao HC a vacina produzida pela empresa Sinovac Biotech. A aplicação das doses tem início na próxima segunda-feira, 3 de agosto.

Como funcionam os testes

Depois de preencher o formulário on-line, os trabalhadores que se encaixarem no perfil serão avaliados presencialmente e os classificados passarão por exames. Metade receberá a vacina, com o vírus inativo, para a produção de anticorpos. A outra metade receberá placebo, substância sem efeito. Após duas semanas, haverá uma segunda dose.

Os voluntários serão, então, acompanhados por mais 16 meses. A intenção é detectar quem desenvolveu sintomas ou anticorpos, nos dois grupos. “Se houver maior prevalência de doentes entre os que não receberam a vacina, será possível constatar a eficácia da vacina para quem a recebeu”, explica a médica infectologista Sonia Raboni, que lidera o grupo de pesquisadores do HC.

O estudo é duplo-cego, ou seja, nem o profissional responsável pela aplicação, nem os voluntários saberão se a dose é de vacina ou de placebo. Os testes da CoronaVac no HC juntam-se a outros 27 estudos sobre a Covid-19 que estão em andamento no HC da UFPR.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias