Uso de máscara em lugares fechados deixa de ser obrigatório em Curitiba

Decreto municipal que altera as regras mantém a obrigatoriedade da proteção em serviços de saúde como clínicas e hospitais

Em Curitiba, o uso de máscara em lugares fechados deixa de ser obrigatório a partir da 0h desta terça-feira (29). Com exceção dos espaços dedicados a serviços de saúde – como clínicas e hospitais. A página oficial da Prefeitura na web publicou a notícia na noite de segunda (28).

“Com melhoria dos indicadores, Curitiba retira a obrigatoriedade do uso de máscaras também em ambientes fechados”, diz o texto, “com exceções para os serviços de saúde. Nesses locais, o uso da proteção respiratória seguirá sendo exigido.”

O decreto se baseia no parecer do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Depois de o comitê avaliar os indicadores epidemiológicos da última semana (entre os dias 22 e 28).

Começa a valer?

De acordo com as informações do governo municipal, o afrouxamento no uso de máscara se torna oficial com a publicação do decreto municipal 420/2022, prevista para a noite de segunda (28). “E começa valer a partir da zero hora desta terça-feira (29)”, diz o site.

Antes disso, o uso de máscara já havia se tornado facultativo em lugares abertos no último dia 17 e opcional também para crianças menores de 12 anos – inclusive em lugares fechados, como em salas de aula.

Além de tudo, a página da Prefeitura fala no relaxamento do uso de máscara como um “presente de aniversário para nossa amada Curitiba”. As aspas são do prefeito Rafael Greca. De fato, é uma sincronia notável: nesta terça-feira (29), a capital paranaense completa 329 anos.

Obrigatório, ainda

No entanto, a Prefeitura nota que, apesar do relaxamento, o uso de máscaras continua obrigatório para “pessoas com sintomas respiratórios, tanto em ambientes abertos, como fechados”. O mesmo vale para unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios.

Pode usar?

Por fim, a SMS recomenda: “todos que quiserem continuar usando [máscara] podem e devem fazê-lo, principalmente aqueles com condições de saúde mais vulnerável. A pandemia está mais branda, mas ela ainda não acabou”.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Uso de máscara em lugares fechados deixa de ser obrigatório em Curitiba”

  1. Sirlei Rodrigues de sousa

    Bom dia queero sever se qua paciente chegar. Hospital ou clínica pra fazer exame ou colsutar ele ,ou ela sofre deficiência auditiva entende pela leitura labial vai poder tira a máscara pra falar com o deficiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima