UPA Boqueirão suspende atendimento direto e vira retaguarda para sintomas respiratórios

Moradores da região devem buscar as UPAs Pinheirinho, Sítio Cercado e Cajuru para atendimento e emergências

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, suspendeu temporariamente os atendimentos diretos a partir da manhã desta quarta-feira (26). A razão é ser retaguarda de leitos para pessoas com sintomas respiratórios. 

A decisão, tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se dá por conta do novo surto de Covid-19, com o avanço da variante Ômicron, e também pela epidemia de H3N2. A ação da SMS busca ampliar a assistência hospitalar, ativando 50 leitos de retaguarda, onde serão encaminhados os pacientes atendidos em outras UPAs pela cidade, e que precisam de internamento por conta de sintomas respiratórios. 

Essa não é a primeira vez que a UPA Boqueirão funcionou como retaguarda de atendimento Covid nesta pandemia. Entre novembro de 2020 e outubro de 2021, a unidade operou exclusivamente para esse fim. 

Moradores da região devem buscar as UPAs Pinheirinho, Sítio Cercado e Cajuru para atendimento e emergências, além das Unidades de Saúde da região. 

Balanço atual

Segundo último boletim divulgado pela SMS nesta terça-feira (25), Curitiba registrou 3,511 novos casos de Covid-19, e seis óbitos, nas últimas 48 horas. Casos ativos são 11.716 e a taxa de ocupação de leitos UTI SUS adulto é de 75%. Leitos de enfermarias estão em 78%.

Curitiba vive a maior taxa de positividade para Covid-19 desde o começo da pandemia. De 58 mil testes feitos neste mês, 45,9% confirmam a presença do vírus.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima