Unimed Curitiba diz que atendeu a chamado da Secretaria de Saúde

Em nota, plano de saúde diz que vacinação de funcionários atende determinação do Plano Nacional

A Unimed Curitiba enviou nota a imprensa para explicar a convocação de todos seus funcionários para vacinação contra Covid-19 neste sábado, dia 8 de maio. A empresa, que gere o maior plano de saúde privado da capital com 423 mil beneficiários, diz ter sido convocada pela Secretaria Municipal da Saúde a enviar listas de profissionais não vacinados para receber a imunização “como trabalhadores da saúde”.

O entendimento, segundo a nota da Unimed e o que o Plural apurou, é de que mesmo em funções administrativas os profissionais podem ser considerados parte da vacinação prioritária. O Ministério Público do Paraná discorda e comunicou a prefeitura de Curitiba de que os responsáveis pela vacinação poderão ser responsabilizados civil e criminalmente.

Outro ponto levantado pelo MP é que não houve equidade no chamamento da prefeitura. Não está escrito na manifestação da promotoria, mas nenhum outro plano de saúde da cidade foi convocado para a vacinação nos mesmos termos da Unimed.

Confira a nota da Unimed Curitiba na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Unimed Curitiba esclarece que, atendendo chamamento da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, encaminhou a relação de seus colaboradores ainda não vacinados contra a Covid-19 para receber a cobertura vacinal como trabalhadores da saúde, por se tratar de profissionais que atendem a pacientes da operadora em busca de diversos serviços de saúde e também estão expostos, conforme previsto no Anexo I da sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, de 27 de abril de 2021:

“Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros). Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras)”;

E também no item 9 da descrição dos Subgrupos de Trabalhadores de Serviços de Saúde do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 do Governo do Paraná:

“Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (COVID-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde”.

A Unimed Curitiba reforça sua missão de cuidar de todos os seus cooperados, colaboradores e beneficiários, bem como de toda a população, em respeito à vida, e que cumpre todas as determinações das autoridades de saúde e contribui de forma efetiva para o combate da pandemia da Covid-19.

Sobre o/a autor/a

13 comentários em “Unimed Curitiba diz que atendeu a chamado da Secretaria de Saúde”

  1. Uma funcionária indignada

    Isso só vale pra funcionários próprios!
    A terceirizada, que possui um contrato cruel, que penaliza seus funcionários com suspensão e perca de bonificação, fora a humilhação, que aguenta beneficiários grossos, desrespeitoso, ofensivos (não generalizando – pois é a minoria), uma fila desgraçada de atendimento, NÃO RECEBEU VACINA E NEM CONVOCADA FOI.

    Jeito Unimed de cuidar, de seus beneficiários e funcionários, UM NOJO!

  2. Que vergonha.
    Profissional de saúde e que está salvando vidas, e não atendendo público.
    Assim teriam direito todas as empresas que atendem público, que vai de casa em casa fazendo leitura de água luz ET..

  3. Trabalho em uma clínica de radiologia, temos agenda dedicada de tomografia para covid, mesmo com todas as precauções de segurança estamos em contato direto com o vírus, mas conforme a secretária de saúde, não estamos na prioridade.
    Não dá pra entender!!

  4. Regina P X Gomes

    Perfeita a vacinação. O plano de vacinação está todo errado. Depois da saúde (incluindo conforme o plano acima descrito, como todos, incluindo o segurança do estacionamento só hospital) deveriam ser vacinados todos aqueles de serviços essenciais.
    Por último ficariam aqueles que podem fazer trabalho remoto e / ou ficar em isolamento – estes não estão transmitindo a doença. Que vacinem quem precisa trabalhar para manter o país minimamente andando.

  5. JOAO COLBERT BELLO

    O Ministério Público também deveria investigar o chamamento com a Vacina Pfizer.
    Minha esposa esperava com ansiedade o dia que teria vacina da Pfizer pois ela tem problemas de plaquetas e sabemos que a Astrazeneca tem dado reações.
    El compareceu ontem ficou 3 horas na fila quando foi comunicada que apenas os profissionais de saúde aeriam vacinados com Pfizer que outros teria que ser obrigatoriamente Astrazeneca.
    Ou seja os profissionais da Unimed sao seres privilegiados pois sao chamados justamente no dia que tinha disponível Pfizer. Estranha coincidência.
    Gratidão.

  6. Acadêmicos de medicina (que não estão em estágios) tbm foram chamados. A culpa é da Secretaria. Pq pessoas do conselho de Saúde disseram que não havia condições de armazenar a vacina da pfizer e era isso ou jogar fora as doses. A culpa é de quem não se organizou para armazenar adequadamente tudo isso

    1. Elizabeth Carvalho

      Não justifica a desculpa deles pois levei meu filho com simdrome de dow na sexta feira e não deram a vacina pois o mesmo não constava da lista dos beneficiários do auxilio do governo, se tivessem cumprido o determinado no planejamento ou seja dias 5,6,7 de todos os portadores de sindrome de dow não iria sobrar a vacina pfizer para ser aplicado em qualquer um que não estivesse contemplado para esse período

      1. Elizabeth, leve seu filho para vacinar. Hoje e amanhã as vacinas são para gestantes e portadores de síndrome de down.
        Sou gestante e fui vacinada hj antes das 8h da manhã.

  7. Eduardo Salamuni

    UNIMED tergiversando!
    Se essa ação tivesse um mínimo de seriedade haveria o chamamento de profissionais de outros laboratórios e ainda assim apenas para quem trabalha na linha de frente.
    Sob qualquer ângulo essa liberalidade da Prefeitura de Curitiba é elitista, despudorada, injusta e cobre de vergonha nossa cidade!

    1. Zélia Maria Almeida Fernandes Bumiller

      Eu e meu esposo somos”PCD”; nanismo. Estamos aguardando a nossa vez.
      Por vezes e não são poucas, outros grupos são inseridos à frente na fila de espera pela vacina.
      Queremos manifestar o nosso repúdio a este tipo de atitude.
      Onde está o respeito moral?
      Fica a pergunta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima