Um mês de Plural. Veja o que temos para celebrar

Veja o que já publicamos nestes primeiros trinta dias de jornal. E vem muito mais por aí!

O Plural, depois de uma brevíssima gestação, entrou no ar em meados de janeiro, e acaba de completar um mês de jornalismo. Nesse período, o jornal aumentou o número de assinantes, começou a vender anúncios e juntou ainda mais gente boa em torno do projeto.

Mas, principalmente, graças ao apoio de quem aderiu ao projeto já na primeira hora, foi possível colocar para rodar o mais novo jornal da cidade. E como este é um jornal colaborativo, que não existe sem você, estamos aqui prestando contas de nossas primeiras semanas de atividade.


Na editoria de Poder, já começamos com uma matéria exclusiva mostrando a vida dos presos da Lava Jato no Complexo Médico de Pinhais. Um mês depois, estamos no ar com outro furo: mostramos que o chefe de Gabinete de Rafael Greca mantém contratos de legalidade duvidosa com órgãos municipais.

Entre uma coisa e outra, mostramos que a delação premiada de Joel Malucelli chega à TV Assembleia, antecipamos que um pastor evangélico assumiria a FAS, mostramos que as aposentadorias de Beto Richa e Cida Borghetti custarão R$ 720 mil por ano ao Paraná, que os jornais do interior deram uma estranha manchete em uníssono elogiando Ratinho etc.

TV Assembleia: na mira da delação.

Acompanhamos a prisão de Beto Richa e a de Deonilson Roldo, e fizemos uma reportagem especial sobre o ocaso do ex-governador.

Mostramos como Bolsonaro quer catequizar os índios e contamos a história dos paranaenses que foram presos por defender o Estado laico.

Também fizemos nossas primeiras entrevistas em vídeo, com Roberto RequiãoGoura e Sabino Picolo.

Você também ajudou a manter no ar o blog Caixa Zero e a criar o nosso programa de opinião em vídeo, o DSPB – Desorganização Social e Política do Brasil.


Na editoria de Vizinhança, tratamos de uma série de assuntos importantes para nossa sociedade. Quer exemplos?

A adoção e seus entraves estiveram presentes na história de uma mãe que não consegue encerrar a destituição de seus filhos e na discussão sobre o nome afetivo nas escolas.

Mostramos o menor apartamento do Brasil, de 9,8 metros quadrados e o que isso representa para a vida moderna.

Falamos sobre aborto, sobre parto domiciliar, tratamos de feminicídio, do esgotamento das mulheres que trabalham fora e cuidam dos filhos, da cura pelo canabidiol, da favela atingida por um incêndio criminoso e dos haitianos que moram nela.

Ana Paula e os dois filhos: três anos de convívio sem solução jurídica. Foto: Arquivo pessoal.

Osvaldo Santos Lima, enviado especial, mostrou o drama de Brumadinho em uma série espetacular de fotos.

Contamos a história do processo contra feiticeiras na Curitiba do século 18, falamos dos males do agrotóxico, das barragens e sua falta de fiscalização e contamos a história da adolescente autista de 15 anos que passou em Medicina na UFPR.


Na editoria de Cultura, fizemos um perfil da banda Mulamba, contamos tudo sobre os 60 anos da estreia de Dalton Trevisan, tratamos da crise das grandes livrarias. E até encontramos um livro à venda num sebo por R$ 18 mil.

Também começamos nossa cobertura do Festival de Curitiba selecionando dez atrações locais imperdíveis.

A seção de exposições fotográficas teve participações especialíssimas de José Carlos BrancoIsabella LanaveEdu AguiarGiorgia Prates, e Thiago Casoni.

Foto de José Carlos Branco: estreia dos ensaios fotográficos.

A seção de literatura não podia ter estreado melhor, com participações de Guilherme Gontijo FloresMarcelo SandmannOcean Vuong e Victor Hugo Turezo.


O romance Lia, de Caetano Galindo, já está com cinco capítulos. Você pode ler todos aqui.

Publicamos crônicas de Ana JustiCezar TridapalliFagner ZadraFelippe AnibalLuís Henrique Pellanda e Sandoval Matheus.

Já temos no nosso time de colunistas Bia MoraesDaniel DagoFernanda OrsomarzoHenrique Camargo CardosoIsabel Kügler MendesMarcelo AlmeidaMelina Santos e Vicente Moraes.

Temos os blogs de Maurício Popija (sobre o nada), Hulyan Anzoategui (sobre futebol americano), Odara (sobre questões LGBT) e Antoniele Luciano (sobre protagonismo feminino).

Já estão no ar também os podcasts Sine Ira et Studio, de Daniel Medeiros, e o Plural, de Rosiane Correia de Freitas.

Nas charges e tirinhas, temos ninguém menos do que BenettPanchoAlexandre Beck e Jean Galvão.

E você pode ler uma série de reportagens de Felippe Anibal sobre Waltel Branco.

Você também ficou sabendo sobre tudo que há em Curitiba para se fazer sem gastar dinheiro, por causa do site Curitiba de Graça.

E contamos com reportagens de texto, foto e vídeo – além de artigos muito bem-vindos – dos seguintes amigos plurais:

Ana Justi
Andreza Rossini
Benett
Bruna Alves Teixeira
Brunno Covello
Cristiano Castilho
Daniela Drummond
Daniela Neves
Elson Faxina
Giselle Camargo
Felipe Martins
Felippe Anibal
Fernando Cavazzotti
Giorgia Prates
Heros Schwinden
Lorena Aubrift Klenk
Luiz Claudio Oliveira
Marina Sequinel
Mauren Luc
Nilson Monteiro
Osny Tavares
Osvaldo Santos Lima
Ricardo Medeiros
Rodrigo Silva
Rogerio Galindo
Rosiane Correia de Freitas
Sandoval Matheus
Victor Hugo Turezo
Vir Moraes Ramos

Não é impressionante tudo que é possível fazer quando a gente se junta?Fique com a gente. Porque vem muito mais por aí. Isso foi só o começo. E muito, muito obrigados mesmo por tudo.

Benett, Maurício Ramos, Rogerio Galindo, Rosiane Correia de Freitas e Vir Moraes Ramos
Equipe do Plural

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima