Um clássico sobre o stalinismo chega ao Brasil

O Caso Tuláiev, de Victor Serge, é lançado pela Carambaia

Um homem com um revólver caminha ao lado do Kremlim. De repente percebe que há pessoas vindo no sentido contrário. Quando passa por elas, reconhece o rosto que está à frente e percebe: acabou de perder a chance de meter uma bala na cabeça de Stálin e acabar com o regime. A chance veio e se perdeu – o resto é história.

A cena é o ponto de partida de O Caso Tuláiev, um clássico sobre o stalinismo que será publicado no mês que vem, em edição de luxo, pela Carambaia. Escrito por Victor Serge, um dissidente da Revolução, o livro mostra a vida de diversos personagens típicos da era mais repressiva da URSS. Seus medos, angústias, as conspirações, mas também a adulação, o fisiologismo, a traição em nome do sucesso próprio.

Mas mais do que isso, o romance mostra o final violento de vários personagens: inclusive dos que tentam se proteger sendo caninamente fiéis ao regime e a seus líderes. Sob o stalinismo, ninguém estava seguro: muito menos Victor Serge.

No prefácio ao romance, Susan Sontag fala sobre o homem que, na opinião dela, é um dos literatos mais subestimados do século. Um revolucionário que soube se afastar da revolução quando ela traiu seus ideais, mesmo tendo de pagar o preço por isso. É o romance de um herói com caráter.

Depois do “não-atentado” contra Stálin, o romance mostra o assassinato quase casual de outro membro do regime, o Tuláiev do título, e põe isso como um suposto início (fictício, mas convincente) para os famosos expurgos soviéticos de 1936.

Como todos os livros da Carambaia, o livro tem projeto gráfico de primeira, boa tradução, cuidado com o acabamento e capa dura. Os exemplares são numerados de 1 a 1.000 – e, claro, têm seu preço. Tuláiev está sendo lançado por R$ 125,91.

 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima