UFPR suspende aulas por tempo indeterminado

Modalidades de EAD e estágios estão liberados, com regras. Bancas online também, porém, ensino remoto não foi discutido

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (CEPE/UFPR) decidiu, em reunião nesta quinta-feira (30), suspender por prazo indeterminado as aulas na universidade em razão da pandemia do coronavírus.

A discussão, realizada remotamente, também tratou sobre as atividades das disciplinas da Educação a Distância (EAD), além do estágio obrigatório, não obrigatório e de formação pedagógica.

A suspensão seguiu as recomendações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da UFPR – que ontem havia flexibilizado o retorno presencial gradativo de alguns setores ao trabalho e pesquisas. “Recomendamos uma continuidade da suspensão, pois enquanto o vírus estiver circulando, qualquer atividade que implique aglomeração é de alto risco”, avalia o presidente da Comissão, Emanuel Maltempi de Souza. 

Na pós-graduação, atividades como aulas, bancas e estágios de formação poderão ser realizadas ou não, ficando cada curso com autonomia de escolha. Também haverá flexibilidade para trancamentos e cancelamento de disciplinas.

Os colegiados dos diferentes programas da UFPR mediarão as questões. “Demos um empoderamento aos colegiados para desburocratizar os processos”, explica o coordenador de Programas de Pós-Graduação, André Luiz Rodacki.  

EAD e Bancas

Estão autorizadas atividades didáticas das modalidades EaD e de estágio obrigatório e não obrigatório, “desde que em segurança, com orientação remota e anuência das partes”.  

Atividades didáticas orientadas também estão regulamentadas. Bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso podem ser realizadas de forma remota, desde que haja condições necessárias para a sua realização e concordância dos estudantes, orientador e da banca de avaliação. 

 Não houve discussão sobre as atividades de ensino remoto. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima