UFPR adia vestibular para janeiro | Plural
20 Maio 2020 - 17h29

UFPR adia vestibular para janeiro

Provas que seriam aplicadas em outubro foram transferidas por causa da pandemia

A Universidade Federal do Paraná confirmou, na tarde desta quarta-feira (20), que irá adiar a realização das provas de seu vestibular, devido aos riscos de contaminação pelo coronavírus. A decisão vem logo após o Ministério da Educação (MEC) anunciar o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na UFPR, o vestibular deve ser retomado em 10 de janeiro mas a data exata só será definida em agosto. “Vamos reavaliando, colocado o prazo do dia 10 de agosto para uma decisão definitiva”, diz o reitor Ricardo Fonseca.

As provas estavam previstas para outubro. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) divulgou que outras datas referentes ao processo serão divulgadas posteriormente. Segundo o Núcleo de Concursos da instituição, para cumprir as medidas de afastamento estipuladas pelos órgãos de Saúde, seria necessário dobrar o número de salas de 800 para 1,6 mil e elas deveriam possuir 25 candidatos cada, o dobro do normal.

Além disso, o número de pessoas para aplicação, por sala, deveria ser de 25, o que mobilizaria ainda mais pessoas e traria mais riscos. O transporte de candidatos, que vêm de diversas regiões e têm de circular por aeroportos e rodoviárias, também foi citado como agravante.

Enem

Sobre o Enem, o MEC também não estipulou uma data exata, mas adiou as provas “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”. Inicialmente, a previsão era que o exame impresso fosse aplicado no início de novembro. Agora, a ideia é que seja realizada uma pesquisa online entre os estudantes para definir a melhor data das provas.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Assuntos:

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x