Tudo sobre a Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná é a estatal responsável pela captação e tratamento de água para consumo no estado, assim como captação e tratamento de esgoto. Criada em 1963, a empresa realiza o saneamento de 345 dos 399 municípios […]

A Companhia de Saneamento do Paraná é a estatal responsável pela captação e tratamento de água para consumo no estado, assim como captação e tratamento de esgoto. Criada em 1963, a empresa realiza o saneamento de 345 dos 399 municípios do Paraná e de Porto União, em Santa Catarina.

A empresa tem um patrimônio de 7,8 bilhões e produz, por ano, 752,4 milhões de metros cúbicos de água. Mais de quatro milhões de domicílios e empresas dependem da Sanepar para o abastecimento de água e 3,2 milhões recebem o serviço de coleta de esgoto.

A Sanepar em números

A Sanepar é uma empresa pública de economia mista. O Governo do Paraná detém 20% das ações da Companhia, outros 58,87% das ações são de acionistas brasileiros e 20,73% de acionistas estrangeiros. O Estado do Paraná, no entanto, detém mais de 60% do capital votante e, portanto, o controle da empresa. Apesar da empresa ter enfrentado uma grave crise hídrica em 2020 e 2021, em 2021 o lucro realizado foi de R$ 1,17 bilhão.

Como imprimir a conta da Sanepar, segunda via

Qualquer cliente da Sanepar pode obter a segunda via de sua fatura mensal aqui, informando o CPF do contrato ou número de matrícula e o número do imóvel.

Racionamento de água em Curitiba

A Sanepar realizou um racionamento de água bastante amplo de 2020 a 2021 no Paraná por conta do baixo nível dos reservatórios principalmente na região de Curitiba. O serviço de abastecimento chegou a ser interrompido a cada 36 horas, deixando milhares de pessoas sem água. A situação se agravou por causa da falta de ação na preservação das fontes de água e atrasos na construção de novos reservatórios.

O racionamento foi suspenso em Curitiba em 19 de janeiro de 2022, depois que o índice de chuvas garantiu o aumento do nível dos reservatórios.

Sanepar – falta de água, o que fazer?

O que pode afetar o abastecimento de água do seu imóvel?

  1. O registro do cavalete está fechado: o cavalete do imóvel é onde está instalado o relógio que contabiliza o consumo de água da unidade. Se o registro do cavalete estiver fechado, a entrada de água no imóvel é interrompida.
  2. Sua fatura está em atraso por mais de trinta dias e você recebeu um aviso de corte do abastecimento por inadimplência há pelo menos 30 dias: no caso de inadimplência, o Decreto Federal 7.217/2010 determina que a concessionária precisa alertar o cliente pelo menos 30 dias antes do corte no abastecimento. Para verificar se você tem débitos em aberto na Sanepar, é possível consultar as faturas em aberto por CPF aqui.
  3. Houve interrupção no serviço de abastecimento na sua região. A Sanepar mantém uma lista de cortes programados disponíveis para consulta aqui.

Consultar débitos na Sanepar

Não tem certeza se sua conta de água está quitada? É só ter o CPF do contrato ou número de matrícula em mãos (o número está na fatura) para consultar as faturas em aberto aqui.

Cotação de ações da Sanepar – SAPR11

Evolução do preço das ações da Sanepar

Informações sobre as ações da Sanepar poder ser consultadas no site de Relações com Investidores da empresa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima