Troca na presidência do Conselho Estadual de Educação gera críticas

Educadores e deputados querem explicações sobre a exoneração de Graça Saad

As razões que levaram à destituição da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Paraná ainda não foram comentadas, mas o fato gerou críticas entre educadores e deputados estaduais nesta segunda-feira (22). Maria da Graça Figueiredo Saad foi exonerada pelo Governo do Estado no meio de seu mandato, que começou em março em 2019.

“A presidente Graça pautava democraticamente todos os pedidos de denúncias e esclarecimento que chegavam ao Conselho, feitas por entidades ligadas à Educação e até mesmo pelo Ministério Público. Agia de acordo com o regimento do Conselho. Esta forma transparente de seguir a legislação devia estar desagradando quem tem uma visão autoritária”, aponta Taís Mendes, representante da APP-Sindicato no Conselho de Educação.

“Esse episódio só reafirma a prática autoritária da Secretaria. Se o secretário telefona para a presidenta do Conselho e diz a ela que está destituída, imaginem o que ele não faz com alunos e educadores(as)”, afirma ela. “O Conselho não pode ser um puxadinho da Secretaria da Educação.”

O tema também gerou críticas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante a sessão remota de hoje, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse haver uma inversão de valores em relação às ações na área da Educação. “Minha paciência atingiu o limite do suportável. Estamos entrando no terceiro ano de governo com conflitos permanentes”, ressaltou. “O secretário deve satisfação a esta Casa”, lembrou o parlamentar, exigindo que o secretário Renato Feder seja convocado a dar explicações à Comissão de Educação da Alep.

Maria da Graça Figueiredo Saad. Foto: CEE/AEN

Conselheira tutelar há 15 anos, Graça Saad assumiu a presidência do Conselho de Educação do Paraná em 8 de março de 2019. Graduada em Letras e Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão de Ensino e Administração Escolar, é especialista em Linguística e Literatura e Mestre em Educação. Fo professora, diretora, secretária do Desenvolvimento Social de Jacarezinho (PR), onde também foi chefe do Núcleo de Educação.

O CEE tem como função instituir normas regulamentadoras ao Sistema Estadual de Ensino. Atualmente, o Conselho analisa a mudança no Currículo para o Novo Ensino Médio.

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) ainda não se manifestou sobre a troca, nem informou quem irá substituir Graça Saad.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima