22 jun 2021 - 21h58

Tarifa da Copel sobe até 10% a partir de quinta-feira

Reajuste foi autorizado pela Aneel nesta terça-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (22), as novas tarifas para consumidores da Copel – distribuidora de energia que atende a 4,8 milhões de unidades no Paraná. O aumento médio será de 9,57% para os consumidores em alta tensão e de 10,04% para os consumidores em baixa tensão. As novas tarifas passam a vigorar na quinta-feira (24).

O reajuste foi decidido pela Aneel na Revisão Tarifária Periódica, que acontece a cada quatro anos. Segundo comunicado da Agência Reguladora, foram tomadas ações para mitigar as tarifas, o que, segundo a Aneel, colaborou para amenizar os índices de reajuste. “Esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos”, diz trecho do comunicado.

Uma dessas medidas é o processo chamado de conta-covid, operação realizada em para reduzir o impacto da pandemia nas contas de luz e nas empresas do setor. De acordo com a Aneel, a ação proporciona amortecimento de 3,14% no processo tarifário.

A Aneel afirmou, ainda, que o efeito médio foi impactado, especialmente, pelos custos com encargos setoriais e atividades relacionadas ao transporte e a distribuição de energia. 

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Capa da revista Time com Lula é autêntica

É falso o vídeo publicado no YouTube afirmando que o ex-presidente Lula (PT) não estampa a capa da Revista Time que circulou na segunda quinzena de maio. Lula aparece na edição da semana de 23 a 30 de maio, com a manchete: “O mais popular de todos os presidentes brasileiros volta do exílio político com a promessa de salvar a nação”. A mesma edição também apresentou uma segunda capa que trata de mudanças climáticas ao redor do mundo. Segundo a Time, é comum que uma mesma edição tenha mais de uma capa. Ambas foram distribuídas para assinantes e bancas de jornais nos Estados Unidos e em outras partes do mundo

Projeto Comprova

Post deturpa falas de Beira-Mar, Youssef e Barbosa sobre Bolsonaro

É enganoso o conteúdo que atribui falas positivas sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) a Joaquim Barbosa, Alberto Youssef e Fernandinho Beira-Mar. As afirmações foram descontextualizadas. O post também defende que o político devolveu doação da JBS para a campanha dele, mas erra o valor e omite que a mesma quantia foi transferida novamente para o então candidato com a informação sobre o doador original suprimida

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds