Sete idosos morrem de Covid-19 à espera de UTI

Todos eram da mesma casa de repouso, onde outros 30 moradores e 22 funcionários estão contaminados

A falta de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) custou a vida de sete idosos de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Com idades acima de 69 anos, e com resultado positivo para coronavírus, eles esperaram dias pela transferência, que não veio. Os óbitos foram atestados na própria Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, na qual estavam internados. Todos eram da mesma casa de repouso, onde outros 30 moradores foram contaminados e estão isolados.

Segundo a Prefeitura de Piraquara, dos 45 funcionários da Casa Betânia, 22 também testaram positivo para a doença, o que levou a Vigilância Sanitária a interditar o local por duas semanas. A casa é uma das seis instituições privadas de longa permanência para idosos de Piraquara.

A Prefeitura diz que faz o monitoramento e testagem para coronavírus em todas elas e que “e prestou todo o suporte para reorganização do local e segurança dos idosos e trabalhadores”.

O município não possui leitos para Covid-19 e os pacientes esperavam na fila para a transferência a hospitais de Curitiba ou Região Metropolitana. “Entre os dias 01 e 09 de dezembro, a UPA 24h de Piraquara atendeu sete idosos da instituição, eles foram internados provisoriamente e incluídos na Central de Leitos do Governo do Paraná, vindo a falecer no local antes da transferência”, confirma o Município, em nota.

A cidade tem apenas 19 leitos de retaguarda na UPA, hoje com 70% de ocupação. Desde o início da pandemia, registrou 4,2 mil casos de Covid-19 e 115 mortes pela doença.

O Plural não conseguiu contato com a Casa Betânia nem com os responsáveis pelo asilo até o fechamento desta reportagem.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Sete idosos morrem de Covid-19 à espera de UTI”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima