Sete idosos morrem de Covid-19 à espera de UTI | Jornal Plural
11 dez 2020 - 19h00

Sete idosos morrem de Covid-19 à espera de UTI

Todos eram da mesma casa de repouso, onde outros 30 moradores e 22 funcionários estão contaminados

A falta de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) custou a vida de sete idosos de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Com idades acima de 69 anos, e com resultado positivo para coronavírus, eles esperaram dias pela transferência, que não veio. Os óbitos foram atestados na própria Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, na qual estavam internados. Todos eram da mesma casa de repouso, onde outros 30 moradores foram contaminados e estão isolados.

Segundo a Prefeitura de Piraquara, dos 45 funcionários da Casa Betânia, 22 também testaram positivo para a doença, o que levou a Vigilância Sanitária a interditar o local por duas semanas. A casa é uma das seis instituições privadas de longa permanência para idosos de Piraquara.

A Prefeitura diz que faz o monitoramento e testagem para coronavírus em todas elas e que “e prestou todo o suporte para reorganização do local e segurança dos idosos e trabalhadores”.

O município não possui leitos para Covid-19 e os pacientes esperavam na fila para a transferência a hospitais de Curitiba ou Região Metropolitana. “Entre os dias 01 e 09 de dezembro, a UPA 24h de Piraquara atendeu sete idosos da instituição, eles foram internados provisoriamente e incluídos na Central de Leitos do Governo do Paraná, vindo a falecer no local antes da transferência”, confirma o Município, em nota.

A cidade tem apenas 19 leitos de retaguarda na UPA, hoje com 70% de ocupação. Desde o início da pandemia, registrou 4,2 mil casos de Covid-19 e 115 mortes pela doença.

O Plural não conseguiu contato com a Casa Betânia nem com os responsáveis pelo asilo até o fechamento desta reportagem.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Um comentário sobre “Sete idosos morrem de Covid-19 à espera de UTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias