15 out 2021 - 18h33

Servidores de Curitiba suspendem greve após um dia de paralisação

Na “Greve do Basta”, profissionais se manifestaram contra a redução dos salários e a desvalorização das carreiras

Nesta sexta-feira (15), os servidores municipais de Curitiba organizaram uma greve contra a revogação do reajuste de seus salários e a desvalorização das carreiras. A concentração começou às 8h30 da manhã, em frente à prefeitura. Após terem o pedido de reunião negado, os servidores tentaram acessar o prédio mas foram impedidos pela Guarda Municipal.

Grevistas tentaram entrar na prefeitura, mas foram barrados pela Guarda. Foto: Emerson Nogueira

No fim da tarde, os servidores realizaram uma assembleia e decidiram suspender a greve porque avaliaram ter conseguido avanços na mesa de negociações, entre eles o compromisso de recomposição de quatro meses do reajuste suspenso e a realização de negociações para a data-base de 2021.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), dentre as diversas reivindicações do funcionalistmo, as principais são: a retomada do reajuste salarial de 3,14%, retirada pelo prefeito via decreto; a reposição da inflação e recuperação das perdas salariais; o descongelamento dos planos de carreira; o reajuste do vale refeição e o aumento da tabela de corte.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba se manifestou alegando que a suspensão dos 3,14% correspondentes à reposição salarial dos servidores municipais atende uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

O governo também ressaltou que nada poderá ser negociado este mês por causa da Lei Complementar 173/2020, que trata do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, e que proíbe a negociação e a concessão de aumento ou reajuste a servidores públicos até o fim deste ano.

Matéria produzida por Jully Ana Mendes sob a orientação de João Frey 

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Radiocaos Fosfórico

Neste episódio os textos e ideias combustíveis de Trin London, Merlin Luiz Odilon, Menotti Del Picchia, Alana Ritzmann, Otto Leopoldo Winck, Gabriel Schwartz, Cyro Ridal, Robson Jeffers, Guilherme Zarvos, Carlos Careqa, Clarice Lispector, Luciano Verdade, Giovana Madalosso, Charles Baudelaire, Arnando Machado, Edilson Del Grossi, Francisco Cardoso, Liliana Felipe, Valêncio Xavier, Carlos Vereza, Ícaro Basbaum, Mauricio Pereira, Mano Melo, Monica Prado Berger, Amarildo Anzolin, Antonio Thadeu Wojciechowski, Marcelo Christ Hubel, Cida Moreira, entre outros não menos carburantes.

Redação Plural.jor.br