Servidores de Araucária terão 16% de recomposição salarial

Categoria tenta reverter desconto nos dias em que realizaram greve

A prefeitura de Araucária vai recompor o salário dos servidores do município em 16%. O projeto de Lei regularizando o aumento foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e deve ser votado ainda nesta semana.

Desde fevereiro, o Sindicato do Servidores de Araucária (Sifar) tem articulado ações para pressionar a administração. Os funcionários chegaram a fazer greve, que posteriormente foi considerada ilegal pela Justiça. No entanto, no último dia 25, o departamento jurídico do Sifar divulgou uma nota informando que conseguiu reverter a decisão e que as faltas aplicada como “injustificadas” deveriam ter a anotação corrigida para “justificadas”.

Entre outras melhorias, os trabalhadores cobravam recomposição salarial – que foi atendida parcialmente agora – também a “valorização” do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, assim como a previdência.

A prefeitura alegou desde o início do embate que a data-base dos servidores é junho e descontou os dias de paralisação. “O desconto dos dias de greve é uma decisão política da gestão que tentou intimidar a mobilização dos servidores”, destacou o Sifar por meio do site oficial.

Este ponto segue como principal divergência entre o Sifar e a prefeitura, mas, de acordo com o sindicato, deve ocorrer uma reunião nos próximos dias para tratar especificamente sobre o assunto.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura e questionou sobre os descontos dos salários por conta da greve, mas não obteve retorno. O texto será atualizado assim que a administração se pronunciar.

Contudo, apesar do desacordo entre Sifar e prefeitura, além da recomposição, os trabalhadores também conquistaram um reajuste no vale-alimentação, que subiu de R$ 520 para R$ 1 mil.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima