Semana tem programação de ações contra o governo

Universidades, sindicatos e entidades sociais se reúnem em programação de protestos contra o governo esta semana.

Curitiba terá uma série de ações essa semana de protesto contra ações do governo. Nas universidades federais, alunos e professores devem se mobilizar para denunciar os cortes de verbas anunciados pelo Ministério da Educação. Em outro front, sindicatos e entidades sociais organizam a Greve Geral que deve acontecer em todo país contra a proposta de reforma da previdência.

A movimentação começa nesta segunda-feira, quando representantes da UFPR e outras instituições de ensino federal devem se reunir com parlamentares paranaenses da bancada na Câmara Federal. Também nesta segunda, o Instituto Federal do Paraná adere a mobilização nacional contra o corte de verbas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país e da educação pública e gratuita.

Na terça, estudantes da UFPR organizam a apresentação de projetos para a população em Curitiba, Pontal do Paraná, Jandaia do Sul e Palotina com o movimento “Universidade na Rua: conhecimento contra os cortes na educação”.

Em Curitiba, as atividades acontecem na Praça Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Terminal do Guadalupe, Praça Santos Andrade, linha de ônibus Santa Cândida/Capão Raso, entre outros locais, das 9 às 17 horas. Em Pontal do Paraná, estão previstas duas passeatas. Às 9 horas a mobilização começa na Unidade Mirassol e segue até a prefeitura da cidade. A segunda passeata começa às 17 horas, na Unidade Pontal do Sul da UFPR até a Câmara de Vereadores.

Na quarta-feira (15), entidades estudantis, sindicais e movimentos sociais se reúnem para se manifestar na Praça Santos Andrade, a partir das 8 horas.

A programação de quinta-feira (16) leva grupos artísticos da UFPR para as ruas, com apresentações da Orquestra da Universidade, Grupo de MPB, Grupo de Choro e cantos de música antiga. O movimento “UFPR + Cultura na rua” também abrange aulas e intervenções públicas e a exposição “Arte e Pesquisa” no Museu de Arte da UFPR.

A semana termina com um grande ato pela educação na escadaria do Prédio Histórico da UFPR, na sexta-feira (17), entre às 11 e 13 horas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima