Sem tempo para negociar, Ratinho fecha proposta de reajuste a policiais

Aos 45 do segundo tempo, Ratinho Jr. vai mandar nesta quarta-feira (23) à Assembleia Legislativa (Alep) projeto de lei com a correção da tabela dos salários de policiais civis e militares. Ao que tudo indica, o texto não vai sugerir […]

Aos 45 do segundo tempo, Ratinho Jr. vai mandar nesta quarta-feira (23) à Assembleia Legislativa (Alep) projeto de lei com a correção da tabela dos salários de policiais civis e militares. Ao que tudo indica, o texto não vai sugerir reposição salarial a outras categorias.

O que não deve complicar tanto o governo. A aprovação do que vier tem que sair, no máximo, até a próxima semana. Ou não sai mais, comprometida pelo prazo eleitoral. A legislação não permite aumento de salários ao funcionalismo a partir de seis meses antes da eleição. Assim, sem prazo suficiente, não tem mais franja de negociação. A Comissão de Constituição e Justiça já tem reunião extraordinária agendada para a próxima segunda-feira (28).

Ao falar sobre o PL na sessão desta terça (22), o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri (PSD), não adiantou os índices. Mas disse que o “o fato concreto é que existe o desejo do governo de atender todas as classes dos funcionários, de uma forma ou de outra”, dando a entender que somente a segurança pública deve ter recomposição em seus salários.  

“Haverá uma melhora na carreira dos nossos policiais da segurança pública, militares bombeiros, civis. Haverá reenquadramento da carreira, de subsídio. A intenção é aproximar os de baixo com os de cima”, disse o deputado.

O discurso é muito semelhante ao adotado por Ratinho para justificar a nova tabela salarial dos professores, aprovada em dezembro do ano passado. O governo chegou a falar em aumento de até 48%, em um modelo mais atraente para profissionais de início de carreira, “equiparando os vencimentos base dos trabalhadores temporários, do Processo Seletivo Simplificado (PSS), ao do Quadro Próprio do Magistério (QPM), atendendo a uma demanda histórica da categoria”.

O sindicato dos docentes, no entanto, afirma que a proposta deu à maioria da classe 3% de ganho e achatou a carreira da categoria.

Diante da expectativa, policiais civis cancelaram no fim desta tarde assembleia geral extraordinária convocada para avaliar a oferta do Executivo. Justificaram o fato de a Casa Civil ter adiado reunião marcada com os servidores para apresentar a nova sugestão.

Já é fato que a segurança pública deve ser a menos prejudicada pela proposição. Minimizar o apoio da categoria à reeleição seria um tiro no pé do governador e de seus aliados.

Bakri chegou a ser parabenizado em plenário por Ademar Traiano pelo “esforço” em interceder pelos policiais.   

Em fevereiro, policiais militares fizeram vigília em frente ao Palácio do Iguaçu para cobrar reestruturação salarial. Eles alegam que tiveram perda salarial de 35% desde 2015. A última oferta do governo foi um aumento de 3%.

A reivindicação de reestruturação de salários pela inflação se estende a todo o funcionalismo público do Executivo. Servidores de diferentes categorias pedem  reposição da inflação nos salários. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná, por exemplo, tem assembleia marcada para sábado (26).

Deputados da oposição da Assembleia enviaram nesta terça requerimento ao chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, sugerindo que o Executivo estenda aos servidores do Executivo o reajuste de 9% aprovado já em primeira discussão pelos deputados para outras esferas de poder.

Sobre o/a autor/a

13 comentários em “Sem tempo para negociar, Ratinho fecha proposta de reajuste a policiais”

  1. Os aposentados da SESA relegados ao lixo da historia aguardam ha 7 anos a migração para o quadro proprio da SESA conforme determina a lei.
    O Estatuto do Idoso, nesse caso , é letra morta.

  2. Cadê o aumento para outras categorias sr Rato Jr,? Se bem que está tudo combinado desde o começo para esses apoiadores do JM. O governador , possível candidato à reeleição não terá meu voto nem pau se fizer isso na calada da noite.

  3. Amarildo cassiano

    servidores da saúde esteve na linha de frente durante o tempo mais crítico da pandemia. morreram muitos servidores tentando salvar vidas.os filhos de quem ficaram estão recebendo pensão que pais a 6 anos não tem reajuste salarial .e eles não vão ter também.porque políticos só fazem o que é bom pra eles

  4. O governador ratinho junior não ve que tem policiais militares que pagam aluguel luz água e alem de materiais escolares pros filhos ? O sr não tem vergonha de dar so 3% pros pmpr que saem de casa pra trababalhar e não sabem se vao voltar ilesos pros seu familiares sou pensionista de de militar e ja passei por isso de mais valor ah esses homens que arriscam suas vidas pra segurança de todos inclusive a da sua familia

  5. Coisa que precisava ser revista no momento antes da calada da noite fatidica do subsídio de 2012 ,quando uma minoria a quem não tem e nem trás as responsabilidades de trabalhar na rua, encarando as madrugadas e todo serviço que tem como finalidade execução da atividade fim da corporação que é exclusiva do pessoal operacional que enfrenta armas, drogas e todo tipo de violencia na rua e responde pelos bons serviço que aa corporação presta a comunidade que são as praças de pré que, não tem promoção automatica como oficiais, precisam estar no comportamento ‘bom’ para faze concursos interno na maioria das vezes operacionais de rua respondendo IPMs ou inqueritos policiais são impedidos da galgar os postos. Praças e oficiais adentram pelo mesmo sistema de concursos e pé de igualdade e as praças com mesma instrução educacional e de conhecimentos militares são tratados diferentes inclusive (diferença desproporcional)no que tange a salarios. As praças após sairem de uma escala estressante de serviço na gloriosa policia militar, sem descanso vão encontro de “bicos” para complementar a renda e aí que está o “nó” da coisa, morrem fazendo “bicos’ de segurança para particulares o que não acontece com oficiais.
    Toda responsabilidade de serviços executado pela PM e referencias elogiosas a corporação centenária recaem sobre as praças operacionais de rua (SDs a SGTs). A outra “metade da laranja” em sua maioria não andam fardados na rua trocam a farda ao chegar e sair dos quarteis e ganham absurdos desproporcional distanciamento de salario da base.

  6. Maria José Muzeka

    Boa tarde. Sou Escrivã de Polícia já aposentada a 20 anos. Já estamos sem aumento de salário, a seis longos anos. Sai Governador, entra Governador, e nós prometem reposição salarial, porém, só fica na promessa. Espero que desta vez, o Sr. Governador, cumpra o que nos prometeu, antes de ser eleito. Obrigada a este periódico, por nos dar esta oportunidade de nos pronunciarmos.

  7. Adilson Aparecido Barbado

    O QPPE, podee executivo teve apenas 3%, e as perdas são de 35%, dinheiro tem pois deu isenção de 17 bilhões a empresas , e tem superavit de 7 bilhões, não dá a reposição por que não quer.

  8. Wellington José Vieira Lipka

    boa tarde, gostaria de saber se já tem a proposta a ser enviado pelo Governador do estado em relação ao subsídio da PMPR?

  9. Celso Gomes Ribeiro

    Para variar ( pelo fato do reajuste contemplar a categoria mais abaixo na hierarquia) os Delegados de Polícia já estão “chiando” ou seja; farinha pouca ,meu pirão primeiro ” o resto que se f…!

  10. Boa noite Angieli.
    Sou perito criminal do quadro da Polícia Científica. Conseguiu descobrir em sua investigação jornalística, qual será o.nosso índice?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima