Seed descarta suspensão do calendário escolar 2020

Medida havia sido solicitada pelo Conselho de Direitos Humanos, após verificar problemas no acesso dos estudantes ao Ensino à Distância das escolas estaduais

O diretor-geral da Secretaria Estadual da Educação do Paraná (Seed), Gláucio Dias, afirmou hoje (10) que não haverá suspensão do ano letivo de 2020, conforme solicitou o Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (Coped).

A medida, justificada pela dificuldade na Educação à Distância (EAD) imposta pela pandemia, serviria para garantir que todos os alunos das escolas públicas estaduais tivessem, de fato, acesso ao conteúdo e à eficácia no ensino-aprendizagem. A proposta do Coped era suspender o calendário escolar de 2020 e usar as ferramentas on-line para revisar os conteúdos já aplicados, deste e de anos anteriores.

“As redes privada e pública de ensino seguem com o ensino não presencial em todos os municípios do Estado, garantindo que a escola vá até a residência do estudante, com respaldo na orientação do Parecer 5/2020 do Conselho Nacional de Educação e na Deliberação 01/2020 do Conselho Estadual de Educação do Paraná”, disse o diretor-geral da Seed, em artigo publicado no site do Sinepe.

“Sendo assim, descarta-se a possibilidade da suspensão do ano letivo de 2020”, reforçou Gláucio, destacando que ambos os documentos orientam a reorganização do Calendário Escolar de 2020 com atividades não presenciais, “para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da covid-19”.

Desta forma, prossegue o diretor, “o ano letivo de 2020 está garantido para todos os estudantes da Rede Privada e Pública do Estado do Paraná”.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Seed descarta suspensão do calendário escolar 2020”

  1. Roberto Xavier de Castro

    Seria bom que tivesse alguém com responsabilidade e boa vontade comandando a SEED, para promover um sério debate sobre a qualidade da educação escolar neste Estado. A EAD é um engodo. Nos poucos lares onde pais são também professores e estão disponíveis para os filhos a coisa funciona razoavelmente. Porém, na grande maioria não está sendo eficiente nem eficaz. Este será o ano para zerar reprovações, ninguém terá moral para reprovar, mas também não haverá ganho de conhecimento. Vão ter que retomar conteúdos ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima