Secretária de Saúde fala em lockdown, fechamento de academias e prevê 75 dias difíceis

Marcia Huçulak falou que falta de vagas é agravada por equipes de saúde doentes

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, disse em uma entrevista à RPC na noite desta terça (16), que a cidade pode sim entrar em lockdown; que a reabertura das academias pode ser revista em razão da enxurrada de casos anunciada; e que se a população não colaborar, o sistema de saúde entrará em colapso.

A entrevista veio cerca de duas horas depois de a prefeitura anunciar 510 casos de Covid novos. Não eram todos de um mesmo dia, porque aparentemente havia exames represados. Mesmo assim, a curva de casos e de mortes continua subindo e, segundo a secretária, a cidade entrou em uma espiral ascendente que deve durar dois meses e meio.

Segundo ela, numa conversa com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ele previu que Curitiba terá a mesma situação de outras cidades que entraram na mesma espiral: 75 dias de muita pressão sobre o sistema de saúde. Situação que é agravada, segundo a secretária, porque equipes de saúde estão sendo contaminadas, o que diminui o número de leitos disponíveis: sem profissionais, de nada adianta o equipamento.

Embora a prefeitura tenha recuado, deixando shoppings abrirem e aceitando a pressão das academias pela volta ao funcionamento, a secretária continuou insistindo que a iniciativa de ficar em casa precisa ser da população. Segundo ela, se as pessoas não entenderem que é preciso ficar em casa, a situação tende a piorar rapidamente.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima