Saiba o que fazer se você perdeu a data de vacinação de sua idade em Curitiba

Quem faz parte de um grupo já convocado pode se vacinar a qualquer momento

Até esta terça-feira (8), em Curitiba, foram vacinadas com a primeira dose 549.412 pessoas, dentre as quais idosos, profissionais da saúde, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, trabalhadores das forças de segurança, indígenas, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência e comorbidades, educadores e uma parcela da população em geral, em grupos divididos por idade. No entanto, diversas pessoas que fazem parte de um desses grupos já contemplados pela vacinação ainda não receberam a dose do imunizante. O Plural conversou com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para entender o que os indivíduos que perderam o prazo da vacinação do seu grupo ou idade devem fazer.

Pessoas de qualquer grupo que já foi chamado para a vacinação que ainda não tomaram a primeira dose podem recorrer a um dos pontos de vacinação da cidade para receber a vacina, a qualquer momento, desde que siga o horário de funcionamento dos locais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Conforme a SMS, não é necessário agendamento prévio. No entanto, para evitar aglomerações e filas, o órgão municipal pede que todos que não são pacientes do SUS Curitibano preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site

No dia da vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF, um comprovante de endereço de Curitiba e uma caneta. Caso a pessoa seja do grupo de comorbidades e não seja atendida pelo SUS, é necessário também apresentar uma declaração médica feita pelo profissional de acompanhamento com a indicação da comorbidade do paciente. O documento é disponibilizado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CMR-PR).

E a segunda dose?

De acordo com a SMS, do total de 237.156 pessoas que receberam a primeira dose e que deveriam tomar a segunda até esta segunda-feira (7), 8.264 não compareceram.

Para aqueles que perderam o prazo de retorno para receber a dose final, o processo é o mesmo referente à primeira dose: deve-se comparecer a um dos pontos de vacinação de Curitiba, com os documentos necessários em mãos.

Conforme a SMS, não existe um tempo limite para o cidadão tomar a segunda dose. “O importante é respeitar o intervalo mínimo. Fora isso, pode tomar a segunda dose em qualquer data.” Neste caso também não é preciso agendamento prévio. 

Em Curitiba, a vacinação com a segunda dose do imunizante está sendo feita nas instituições de longa permanência, em profissionais de saúde e idosos.

Também seguem sendo vacinados com a segunda dose idosos acima de 80 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca.

Pontos de vacinação

Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira:

  1. Pavilhão da Cura

Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

  1. US Ouvidor Pardinho

Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

  1. Centro de Referência, esportes e atividade física

Rua  Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra

  1. US Salvador Allende

Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

  1. US Parigot de Souza

Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

  1. US Vila Diana

Rua René Descartes, 537 – Abranches

  1. Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira

Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

  1. US Jardim Paranaense

Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

  1. US Visitação

Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

  1. US Camargo

Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

  1. US Uberaba

Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

  1. Clube da Gente CIC

Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

  1. US Vila Feliz

Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

  1. US Aurora

Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

  1. US Pinheiros

Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

  1. Rua da Cidadania do Tatuquara

Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

  1. Rua da Cidadania do Fazendinha

Rua Carlos Klemtz, 1.700

Pontos de vacinação (profissionais da Educação)

O profissional deve procurar especificamente o ponto de vacinação da região onde está localizada a escola em que trabalha. Os pontos são divididos pelas regionais de Curitiba e podem ser acessados das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

  1. Matriz

US Ouvidor Pardinho – Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho

  1. Bairro Novo

US Parigot de Souza – Rua João Eloy de Souza, 111, Sítio Cercado

  1. Boa Vista

Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira – Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233, Bacacheri

  1. Boqueirão

US Jardim Paranaense – Rua Pedro Nabosne, 57, Alto Boqueirão

  1. Cajuru

US Uberaba – Rua Cap. Leônidas Marques, 1.392, Uberaba

  1. CIC

Clube da Gente CIC – Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

  1. Pinheirinho

US Aurora – Rua Theofhilo Mansur, 500, Novo Mundo

  1. Portão

Rua da Cidadania do Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.700

  1. Santa Felicidade

US Pinheiros – Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370,Santa Felicidade

  1. Tatuquara

Rua da Cidadania do Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

Sobre o/a autor/a

8 comentários em “Saiba o que fazer se você perdeu a data de vacinação de sua idade em Curitiba”

  1. Cleonice Maria Pereira de Jesus

    Pois também não pude tomar a vacina uma falta informações muito grande em Curitiba sem datas organizadas simplesmente um único dia sabe muito complicado mesmo app saúde já um lixoooo

  2. Informação falsa, reportagem mentirosa minha irmã de 50 anos e meu cunhado de 51 anos perderam a data da vacina por estarem contaminados com covid, aguardaram 30 dias e foram ao posto e foi negado a vacina. Terá que aguardar repescagem, um crime colocarem a vida das pessoas em risco. Ferindo o artigo 5 da Constituição Federal.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Rodrigo, houve uma mudança pontual feita pela prefeitura de Curitiba que limitou as doses às pessoas da faixa etária convocada para evitar que se escolha a marca da vacina. Essa mudança foi posterior a este texto. De qualquer forma vou solicitar a inclusão dessa informação.

  3. A informação não procede. Perdi a data da vacinação em razão de uma viagem, eu estava viajando. Agora não posso mais tomar, só quando tiver doses para repescagem, como bem disse a Fernanda acima, como seu eu não tivesse outras responsabilidades.

  4. Não pude ir no meu dia me vacinar fui no dia seguinte e me foi informado que não iria receber a vacina teria que esperar uma data de repescagem, ou seja não procede a informação que podemos ir em outra data, como se não tivéssemos outras responsabilidades, estou sem tomar a minha primeira dose que seria minha por direito

    1. Mesma coisa aconteceu comigo ,fui na Unidade Ouvidor Pardinho e os profissionais disseram que devo aguardar a repescagem pra tomar a primeira dose.

  5. O Plural poderia tentar apurar o que realmente está acontecendo com o programa de vacinação de Curitiba; chega a ser inacreditável tanta incompetência e descaso, já não descarto que haja alguma “outra coisa” por trás.

  6. O Plural deveria acompanhar o que está acontecendo com as vacinas no Paraná. Na segunda feira foram recebidas 145 mil vacinas da pfizer, as quais não foram distribuídas para os postos de vacinação até o momento. Com a pandemia crescendo, não me parece razoável que as vacinas fiquem armazenadas por tanto tempo, pois poderiam ser usadas para acelerar a vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima