Saiba como fazer exame gratuito para Covid-19 via drive thru

Pessoas com suspeita da doença podem ter exame feito no Alto da XV ou no Jardim Botânico

Moradores de Curitiba e região podem realizar o exame PCR-RT para Covid-19 no sistema drive thru. As amostras são coletadas do paciente sem ele sair do carro. Os exames são realizados na Central de Apoio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), no Jardim Botânico, e no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica – Oswaldo Cruz, no Alto da XV.

Para realizar o exame é necessária indicação médica. O paciente com suspeita da doença pode entrar em contato com a Sesa por telefone no 0800 644 4414 ou 41 99117 3500. Ou pelo Whatsapp no 41 33304414.

Os postos de coleta de exame funcionam de segunda a sábado, entre 8h e 14h. Até o dia 31 de dezembro foram coletadas 11.500 amostras para realização do exame RT-PCR. O exame pelo método RT-PCR identifica a presença do vírus no organismo do paciente é feito a partir da coleta de material genético com swabs nas vias respiratórias.

As amostras são enviadas para o processamento na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, parceria do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Em conjunto com laboratórios públicos e privados, já foram realizados mais de 1,4 milhão de exames pelo método RT-PCR no Estado.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Saiba como fazer exame gratuito para Covid-19 via drive thru”

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Mari, o SUS realiza exames PCR e teste rápido (esse pra detecção de anticorpos, ou seja, determinação se houve infecção). Quem decide qual exame é o médico que te atende, uma vez que ele só é feito por indicação médica. No entanto, é importante saber que o teste rápido tem alto índice de falso positivo. Você também encontra o teste rápido em farmácias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima