Reitor fala sobre segurança do vestibular e explica por que UFPR não quis usar Enem

Prova acontece neste domingo, depois de vários adiamentos por causa da pandemia

A UFPR realiza neste domingo, depois de vários adiamentos, o vestibular inicialmente previsto para o fim de 2020. Em função da pandemia, foram tomados diversos cuidados extras, como o aumento no número de locais de provas. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, deu entrevista exclusiva ao Plural sobre o tema.

Como os vestibulandos podem ter certeza da segurança no meio da pandemia

Adotamos protocolos de biossegurança rigorosos e articulados com a Secretaria de Estado da Saúde. Os candidatos, ao tomarem ciência do ensalamento, também se comprometem com as regras que todos devem cumprir. Máscaras, álcool em gel, faceshields para os aplicadores de provas, termômetros, logística específica para as circunstâncias que vivemos e sobretudo protocolos para distanciamento já estão devidamente estabelecidos e preparados. Para isso que praticamente triplicamos os locais de provas neste ano.

A ideia é que os alunos comecem o ano letivo junto com os demais, em setembro. Quando o senhor imagina que vai ser possível “arrumar” o calendário de novo?

Como em todas as universidades federais brasileiras e na maioria das universidades do mundo, isso vai demandar alguns semestres. Foi a pandemia, um evento imprevisto, trágico e extremo, que levou a essa alteração de calendário. E isso não foi só aqui, mas em todo o planeta e devemos ter a compreensão de que nem tudo na vida gira em torno de nossas aspirações e desejos individuais, e que devemos enfrentar e contornar as dificuldades que surgem na vida, tanto das pessoas quanto das instituições. E contornaremos tudo isso: como em todas as universidades federais brasileiras, isso vai demandar alguns semestres. Já fizemos isso na época em que existiam greves (que, aliás, não ocorrem mais há muitos anos) e faremos de novo. A médio prazo creio que equalizamos o ano acadêmico e o ano civil.

Algumas universidades, como a UFMG, optaram por usar o ENEM. Por que a UFPR fez questão do vestibular?

Nossa Universidade historicamente sempre valorizou o vestibular. As vagas do SISU – Sistema de Seleção Unificada, que são selecionadas pelo ENEM, hoje são só 20%, e do vestibular, 80%. Isso sempre se deveu por razões logísticas (o preenchimento das vagas e a evasão são mais complexos quando o ENEM é o critério único) e também para valorizar os candidatos paranaenses. Com a pandemia, até cogitamos a hipótese de migrar integralmente para o SISU. Mas logo deixamos de lado a ideia quando percebemos que haveria uma grande quantidade de candidatos que se inscreveu só para o vestibular, e não para o ENEM. Não iríamos surpreender essas pessoas que seriam naturalmente prejudicadas.

Com tudo isso, quando devemos ter o próximo vestibular, que tipicamente seria no fim deste ano?

Essa discussão ainda não começou, mas deveremos fazê-la em breve. Logo os nossos conselhos superiores vão se dedicar a debater o calendário a partir do próximo ciclo, que começa em setembro, e ter um horizonte neste sentido.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Reitor fala sobre segurança do vestibular e explica por que UFPR não quis usar Enem”

  1. Estamos com uma média móvel de 1300 óbitos por dia. Algumas regiões dos EUA, da Europa e o próprio Israel, que estão com a vacinação muito mais adiantada que a nossa, estão todos preocupados com a subida de casos por conta da variante Delta. E aí o reitor vem me dizer que há segurança na aplicação da prova? A realização desse vestibular é um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima