Região Metropolitana registra contaminação em massa por coronavírus

São José dos Pinhais confirma 48 casos em uma mesma empresa. Funcionários prestam serviço para Copel e ficam em alojamento, às margens da BR-376

Era sexta-feira (29), quando dez trabalhadores desembarcaram de um micro-ônibus para receber atendimento, em São José dos Pinhais (SJP), na Região Metropolitana de Curitiba, em uma Unidade de Saúde específica para suspeitas de covid-19. Boa parte dos funcionários estava contaminada. Quando contaram que moravam num alojamento, com mais de 100 pessoas, a Prefeitura decidiu testar todos. O resultado: 48 contaminados com coronavírus.

“Eles relataram morar no alojamento da empresa, que conta com cerca de 115 funcionários que dividem as dependências. Realizamos testes em todos e também em alguns que prestam serviço, mas não moram no local. Realizamos cerca de 140 testes; até agora, 48 atestaram positivo”, conta a secretária de Saúde de SJP, Débora Chemin.

A empresa deve isolar os contaminados e todos os funcionários estão proibidos de deixar o local. “Também os prestadores de serviço e aqueles que não estão alojados, mas trabalham no local, deverão se manter em isolamento”, ressalta o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Odevair Mathias.

Empresa foi interditada por 15 dias. Foto: Prefeitura de SJP

Linha de Transmissão

A empresa I.G. Transmissão e Distribuição de Energia presta serviço para a Copel e está localizada às margens da BR-376, no bairro Contenda, em SJP. Em nota, a I.G. lembra que os exames realizados foram os testes rápidos, “os quais precisam ser validados, pois cientificamente apresentam sensibilidade que varia de 20% a 87%”.

“De todo o modo, a empresa tomou as medidas para isolar os seus colaboradores, os quais também foram submetidos a exames moleculares do tipo RT-PCR. Até que os resultados destes novos testes sejam disponibilizados, a empresa cumprirá a quarentena determinada pela autoridade pública e não poupará esforços para continuar cumprindo com os protocolos de saúde e segurança para a preservação de seus colaboradores e da comunidade em geral.”

A Copel confirmou que a I.G. foi contratada para realizar a instalação da linha de transmissão em 500 kV Curitiba Leste – Blumenau. “A Companhia comunica que seguirá adotando todas as providências para garantir o cumprimento, por parte da construtora, das medidas de contenção e prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde estaduais.”

A Prefeitura diz que vai acompanhar o cumprimento das determinações, fornecendo orientações, atendimento de urgência e observação, “uma vez que esses funcionários contaminados estavam circulando pela região”.

São José dos Pinhais registrava, antes da contaminação em massa, 129 casos comprovados da doença e quatro mortes por coronavírus.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima