Ratinho Jr. propõe 3% de reajuste aos servidores estaduais em 2022

Valor é inferior aos 6,39% que o governo deve aos servidores por não ter feito a revisão em 2017

O governo do Paraná definiu o percentual de reajuste que pagará aos servidores estaduais em 2022. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), informou aos colegas que a proposta do Palácio Iguaçu é de um reajuste de 3%. O valor é inferior aos 6,39% que o governo ainda deve ao funcionalismo, decorrente do não pagamento da revisão em 2017. Pelo projeto, que ainda deve ser analisado pelos deputados, o reajuste será pago em janeiro de 2022.

“A fim de garantir o pagamento aos servidores e, levando em conta o cenário envolvido e o impacto decorrente da proposta, concluiu-se que existe a viabilidade orçamentária apenas para a implantação, no presente momento, do percentual de 3% da respectiva revisão geral”, diz a mensagem do governo.

Já antecipando reações, o Palácio Iguaçu adiante que não tem espaço de negociação do valor. “Cumpre indicar que este percentual já foi estimado levando-se em conta o cancelamento de dotações apresentadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual para o Exercício de 2022 (Lei n°533/221), não havendo, desta forma, espaços orçamentários para concessão em percentual maior, no presente exercício orçamentário”.

Segundo Hussei Bakri, cada ponto percentual de reajuste no pagamento de servidores ativos, inativos e pensionistas representa impacto orçamentário de R$ 400 milhões ao ano. Portanto o estado terá impacto orçamentário de R$ 1,2 bilhão.

A medida foi encaminhada à Alep em regime de urgência.

Sobre o/a autor/a

9 comentários em “Ratinho Jr. propõe 3% de reajuste aos servidores estaduais em 2022”

  1. Votantes do Ratinho e População em geral: Vocês sabiam que METADE DOS PROFESSORES não receberão aumento, e nenhum dos profissionais SECRETARIA, NEM AS PESSOAS DA LIMPEZA E DA MERENDA, e também só receberão 3% os aposentados e o restante os funcionários públicos?

  2. 2022 tá aí…. é só esperar mais um pouco que político como esse que não se preocupa com seus funcionários, não prospera no governo…..infelizmente sofremos na mão de um governo que se preocupa com ajudas aos grandes empresários, e tira do funcionalismo que trabalha em prol da população paranaense….sua hora vai chegar ratinho….estarei ansioso para te ver lá embaixo nas pesquisas de boca de urna…..dae não adianta chorar no ombro do ratão ….vc vai colher o que plantou…..só isso…..que venha quem vier….mas tu não serás reeleito….fora ratazana…..

  3. A revisão anual de salários / data base é direito constitucional

    Tá lá no art.37º, inciso X, da Constituição Federal do Brasil !

    A defasagem salarial até out.2021 (desde jan.2016), já ultrapassa 33%. São 2.100 dias com os salários corroídos pela inflação !

    O último índice concedido foi 2%, em janeiro/2020, de um total de 5,08%, resultado de um acordo com o FES realizado em 2019 e que resultou na Lei PR nº Lei 19.912, de 30/8/2019 (5,08%: 2% – jan.2020, 1,5% – jan.2021 e 1,5% – jan.2022).

    O IPCA/IBGE acumulado de 2016 (6,29%), 2017 (2,95%), 2018 (3,75%), 2019 (4,31%) atingiu o índice de 18,42%, que é o percentual que o funcionalismo deveria ter recebido em jan.2020 e não apenas 2%.

    Segundo a assessoria econômica do FES (sindicatos), a perda salarial (prejuízo pela falta de revisão anual de salários /data base), já atingem a 9,96 salários nesses quase 6 anos de corrosão inflacionária e descaso do governo do Paraná.

    O governo Ratinho Jr. é autoritário, não conversa com ninguém ! Precisa, abrir negociação com os sindicatos, visando estabelecer uma política para recuperação dessa imensa corrosão salarial (33%), e perda salarial (9,96 salários) há tempos não vista na história de nosso Paraná !

  4. Uma lástima. Esses 3% , nem ao menos cobre , o valor que aumentou inicio do ano, com o maior percentual de desconto do Paraná previdência. Nós aposentados estamos fritos em óleo quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima